Está prevista para o próximo mês a publicação do edital de licitação das obras do Contorno Sul de Curitiba, trecho de pouco mais de 14 quilômetros da BR-376, que vai do “trevo do Ceasa”, na BR-116, até o encontro com a BR-277, saída para o interior do estado. A data foi informada à reportagem pela superintendência no Paraná do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão do governo federal ligado ao Ministério dos Transportes e responsável pela obra. A expectativa do Dnit é que o contrato seja assinado até novembro e que as obras sejam iniciadas em 2016.
A necessidade de adequação na capacidade da estrada, que corta áreas de bairros como Pinheirinho e CIC, foi diagnosticada em 2009 pelo Dnit, mas a obra nunca saiu do papel. Um projeto básico chegou a ser feito pela empresa Astep Engenharia, contratada em junho de 2011 por R$ 1,7 milhão. Agora, um “sinal verde” foi dado pelo Ministério dos Transportes, que deve aportar os recursos.
A licitação definirá qual empresa ou consórcio fará o projeto e a obra, cuja estimativa de valor máximo não foi divulgada pelo Dnit. No passado, o órgão chegou a prever cerca de R$ 400 milhões para o empreendimento. A licitação será feita pelo Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCI), que permite que a vencedora assuma todas as etapas da obra, do projeto básico à execução. O projeto básico já feito pela empresa Astep Engenharia será entregue à vencedora do certame, como uma espécie de anteprojeto.
Informações sobre o projeto básico foram apresentadas pelo Dnit em uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (13), com a participação de cerca de 50 pessoas. Pelo projeto básico já formatado, está previsto o alargamento de todo o trecho de 14,6 quilômetros e a construção de duas novas marginais, uma de cada lado, acompanhando toda a via principal. A construção de passarelas para pedestres também está prevista, assim como novas interseções, para facilitar as conexões entre a via principal e as marginais.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora