Curitiba terá uma nova via calma – nela a velocidade máxima permitida para carros é de 30 km/h e ciclistas e motoristas compartilham o mesmo espaço – em breve. A Prefeitura de Curitiba abriu licitação para a implantação desse tipo de estrutura nas avenidas João Gualberto e Paraná.
Serão sete quilômetros de ciclofaixas em cada sentido desde o início da Avenida João Gualberto, no Centro, até o final da Avenida Paraná, no bairro Santa Cândida. A previsão é de que as obras tenham início no primeiro semestre de 2016 e durem seis meses. O custo estimado é de R$ 4,26 milhões.
Segundo a prefeitura, a maior parte do recurso será destinada a melhoria na pavimentação. O edital de concorrência divide as obras em quatro lotes. Os envelopes com as propostas podem ser encaminhados até o dia 25 de novembro, às 17h, e a abertura dos envelopes ocorre no dia 26 de novembro.
Primeira via calma
Esta será a segunda via calma de Curitiba. A primeira foi implantada na Avenida Sete de Setembro, entre a região da Rodoferroviária e a Praça do Japão. Além das ciclofaixas, as vias possuem as bicicaixas, instaladas nos cruzamentos e que criam áreas especiais para parada de bicicletas nos semáforos.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora