Foz do iguaçu - Investimentos na educação, na saúde, no turismo e na infraestrutura do transporte foram eleitos como prioritários para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu por 99 lideranças de entidades públicas, privadas e não governamentais da cidade. O grupo participou ontem do evento Atitude Foz, promovido pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) para mobilizar a sociedade em defesa dos interesses da fronteira.
A proposta que recebeu mais votos, um total de 91, foi a de "a partir da educação, gerar emprego e renda". A iniciativa de "transformar o centro de Foz do Iguaçu em atração turística" ficou em segundo lugar, com 67 votos. Duas propostas ficaram empatadas em terceiro lugar: "transformar Foz do Iguaçu em centro de referência em saúde pública" e "duplicar a BR-277, no trecho Medianeira-Foz do Iguaçu", com 57 votos. Também integrava a lista uma sugestão de fazer da Ponte da Amizade um cartão-postal.
Como ocorreu empate entre as duas últimas propostas, ambas também serão submetidas à votação popular, totalizando quatro temas. Uma delas será eleita para se tornar bandeira de campanhas e reportagens da RPCTV no próximo ano. As temáticas colocadas em votação foram definidas a partir das pesquisas Fórum Futuro 10 e Retrato Foz, feitas a pedido da RPC.
O evento contou com a presença do vice-presidente da RPC Mariano Lemanski, que destacou o comprometimento da empresa com assuntos da região e do Paraná. Também participaram do encontro o diretor-geral da RPCTV, Luiz Cláudio Vieira, e a diretora do Instituto RPC, Clarice López de Alda.
O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), elogiou a iniciativa da RPC e ressaltou a importância dos temas escolhidos para o desenvolvimento da cidade. Em relação à saúde, ele comentou que um dos principais desafios é aumentar a cota do Sistema Único de Saúde (SUS) de Foz, que hoje é de R$ 11,30 por habitante/mês, para R$ 16 ou R$ 17 por habitante/mês, teto próximo ao de Maringá e Londrina. "Precisaríamos de um tratamento no mínimo igual ao de outras cidades", diz.
A proposta da área do turismo agradou o presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Enio Eidt. Na opinião dele, a transformação do centro de Foz do Iguaçu em atração turística é uma importante iniciativa para a cidade. "A cara de um lugar é a cidade. Se a cidade estiver bonita, sempre será lembrada pelos visitantes; por isso o centro precisa ser um cartão-postal", argumenta.
A chefe do Núcleo Regional de Educação, Dulce Wernke, ressaltou a conscientização das lideranças por terem escolhido a educação como prioridade. Segundo ela, em Foz do Iguaçu é preciso que as escolas tenham menor número de alunos e que os postos de saúde estejam próximos para atender os estudantes.
As quatro temáticas eleitas serão submetidas à votação popular a partir do dia 15 de outubro por meio de site, telefone e urna eletrônica. O resultado sairá no dia 11 de novembro. A primeira reunião para discutir o tema escolhido está marcada para o dia 25 de novembro.
Serviço:
Projeto Atitude Foz: votação no site www.rpctv.com.br/atitudefoz e pelo telefone (45) 3520-4599 entre 15 de outubro e 6 de novembro. Votação via urna eletrônica na Avenida Brasil nos dias 16, 26 e 30 de outubro, das 9 às 17 horas.