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TRANSPORTE coletivo

Ligeirão reduz viagem, mas não cumpre meta

Famosas em todo o país, as estações em forma de tubo têm acesso na altura dos ônibus | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Famosas em todo o país, as estações em forma de tubo têm acesso na altura dos ônibus (Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo)
Veja o que os usuários acham da nova linha |

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Veja o que os usuários acham da nova linha

Conheço o trajeto Boqueirão-Centro, percorrido pelo Ligeirão |

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Conheço o trajeto Boqueirão-Centro, percorrido pelo Ligeirão

Olhar o relógio ao final do trajeto foi um gesto comum entre os usuários do transporte coletivo que resolveram experimentar ontem a primeira linha expressa direta, o ligeirão, que liga o bairro Boquei­rão ao Centro de Curitiba, com menos paradas. Os passageiros queriam conferir se a proposta de reduzir em até 15 minutos o tempo do percurso feito pelo biarticulado Boqueirão estava realmente funcionando. No primeiro dia de operação da nova linha, o ônibus levou 22 minutos para chegar ao terminal do Boqueirão, partindo da Praça Carlos Gomes, às 17h20 de ontem – dois minutos a mais do que o período máximo estimado pela Urbs, empresa responsável pela transporte de Curitiba. Na volta ao Centro, o articulado gastou um minuto a mais do que o previsto. Já o ônibus das 18h26 atrasou seis minutos.

De acordo a Urbs, ontem, os técnicos verificaram a migração dos passageiros da linha comum para a direta e também perguntaram aos motoristas quais foram as dificuldades durante o trajeto: ultrapassagens, sinais ou mesmo o tráfego das transversais, principalmente no horário de pico. Segundo a assessoria da Urbs, a equipe deve continuar reforçada para avaliação específica da nova linha até que as falhas sejam ajustadas.

Marcelo Tolley, 19 anos, trabalha no Centro e não sentiu as falhas do sistema. Ele saiu do bairro por volta das 7h30 e ficou contente com a rapidez da nova linha. "Antes demorava de 30 a 35 minutos para chegar à Praça. Hoje levei apenas 18 minutos", conta. Marcelo Pi, 38 anos, espera que a agilidade dos ônibus continue. "No primeiro dia tudo funciona bem", diz. O passageiro sugere ainda que os ligeirões sejam diferenciados dos biarticulados Bo­­queirão por meio de alguma identificação além do letreiro luminoso frontal e lateral, já que os dois ônibus são vermelhos a única diferença é que um é articulado e o outro, biarticulado.

Operação

O ligeirão começou a funcionar ontem, às 5h41, saindo do Ter­mi­nal Boqueirão. A nova linha consegue uma redução no tempo de deslocamento entre o bairro e o Centro porque passa direto por 16 das 17 estações-tubo da avenida Marechal Floriano Peixoto. As paradas acontecem apenas nos terminais Hauer e Carmo, e na estação UTFPR. Con­tando os pontos de chegada e saída, o Ligeirão fará cinco paradas, enquanto a linha Boqueirão convencional faz 19.

O Eixo Boqueirão, formado pela Marechal Floriano, opera com uma frota de 22 ônibus biarticulados e transporta, por dia útil, 70 mil passageiros em média. A estimativa é que em torno de 30 mil passageiros mi­­grem para o ligeirão ao longo do ano. Esse número poderá chegar até a 40 mil por dia útil. A linha será também uma opção para quem utiliza os ligeirinhos Sítio Cercado e Boqueirão-Centro Cívico.

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