Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
TRANSPORTE PÚBLICO

Ligeirinho de Tamandaré fica mais curto e deixa de parar no Barreirinha

Passageiros do transporte coletivo que vêm da região metropolitana terão mais uma linha alterada a partir do próximo sábado (9). Trata-se da Fazendinha/Tamandaré, que terá duas alterações: ela deixa de parar no Terminal Barreirinha e também ficou mais curta, pois fará ponto final na Praça 19 de Dezembro, em frente ao Shopping Mueller, no Centro Cívico. Antes ela tinha como destino o Terminal Cauiá.

Essa linha, que agora se chamará Centro Cívico/Tamandaré, partia do Terminal Cachoeira, em Almirante Tamandaré, passava pelo Centro Cívico e seguia até a região do bairro Fazendinha. O novo trajeto é praticamente metade do original.

Quem precisa fazer integração, terá de desembarcar uma estação antes do novo ponto final. Para esses usuários, o ponto final deverá ser a estação-tubo Centro Cívico (em frente ao Palácio Iguaçu). Ali será possível se integrar (sem pagar nova passagem) com as linhas de ligeirinhos Inter 2, Aeroporto, Boqueirão/Centro Cívico e Barreirinha/Guadalupe.

Ainda não está definido se haverá opção de integração do Centro Cívico para a região do Fazendinha/Cauiá. A Urbs, responsável pelas linhas urbanas, informou que a criação dessa nova linha está sendo estudada por sua área técnica. Se não for criada, o usuário terá de realizar o que especialistas chamam de ‘deslocamento negativo’ até o Terminal do Portão. O termo designa aquela viagem fora do sentido desejado apenas para não pagar nova tarifa. Ainda na tarde desta segunda-feira, a Urbs anunciou a criação da linha Fazendinha/Guadalupe a partir do próximo sábado (9). A nova linha surgiu porque a Urbs teria detectado que 15% dos passageiros que desembarcam no Centro Cívico tem a região com destino final. A maioria preferiria chegar ao Guadalupe, no centro da cidade.

Para retornar de ligeirinho para o Terminal Cachoeira, em Almirante Tamandaré, os usuários que estão em Curitiba poderão embarcar na nova linha Centro Cívico/Tamandaré nas estações-tubo Praça 19 de Dezembro e Centro Cívico (atrás da Assembleia). Ou nas linhas que fazem conexão com a estação-tubo Centro Cívico.

Quinta alteração

Esse é o quinto ligeirinho encurtado pela Comec. Antes dele, já haviam sofrido alterações as linhas: Colombo/CIC, Barreirinha/São José, Curitiba/Araucária e Campo Largo/Curitiba. As mudanças nessas linhas, de acordo com a Comec, estão ajudando a reduzir os custos operacionais do sistema. O objetivo do governo é reduzir a necessidade de subsídios.

Terminal Barreirinha

Além de ficar mais curta, a linha Fazendinha/Tamandaré, que não entrará mais no Terminal Barreirinha, vai obrigar os passageiros que embarcam nesse equipamento para ir ao Centro de Curitiba a tomar a linha Barreirinha/Guadalupe.

CIC/Cabral

A partir desta segunda-feira (4), o ligeirinho CIC/Cabral deixou de usar a estação-tubo Praça 19 de Dezembro, em frente ao Shopping Mueller. Ele agora utiliza a estação Comendador Fontana, perto do prédio do Sesi/Fiep. A mudança foi adotada, segundo a Urbs, para que os usuários façam a integração com as linhas de ligeirinhos Boqueirão/Centro Cívico e Santa Cândida/Pinheirinho. Ali próximo, passa o biarticulado Santa Cândida/Capão Raso, que para na estação Passeio Público, em frente ao parque.

Essa alteração serviu também para liberar a estação Praça 19 de Dezembro para atendimento de usuários da linha metropolitana de Almirante Tamandaré.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.