Houve poucas, mas boas surpresas na lista dos indicados ao Oscar 2013, que foi divulgada ontem pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O favorito Lincoln, de Steven Spielberg, sobre o presidente norte-americano, lidera a lista de nomeações e disputa ao todo 12 categorias, incluindo melhor filme, direção e ator para Daniel Day-Lewis, ator coadjuvante para Tommy Lee Jones, atriz coadjuvante para Sally Field e roteiro adaptado para Tony Kushner. O filme paranaense A Fábrica, dirigido por Aly Muritiba, foi pré-selecionado para concorrer na categoria de curta-metragem, mas não foi indicado.
Entre as surpresas, está a quíntupla indicação de Amor, de Michael Haneke. Ainda entre os principais indicados, está As Aventuras de Pi, que concorre a 11 prêmios, seguido por Os Miseráveis e O Lado Bom da Vida, com oito indicações cada um. Argo, de Ben Affleck, concorre em sete categorias. Completam a lista de melhor filme Django Livre, Os Miseráveis, A Hora Mais Escura e A Indomável Sonhadora. Este último rendeu outra boa surpresa na categoria de melhor atriz: Quvenzhané Wallis, de 9 anos, é a mais jovem atriz a ser nomeada ao Oscar da história da Academia. A veterana Emannuelle Riva, de 85, que atua no longa Amor, é a mais velha indicada para a categoria.
O único representante latino-americano este ano é o chileno No, de Pablo Larraín, que concorre a melhor filme estrangeiro. O Palhaço, de Selton Mello, já havia sido eliminado em dezembro.
A cerimônia acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, em 24 de fevereiro.