A linha "Interbares", ainda em fase de projeto, foi testada pela primeira vez, em Curitiba, na manhã desta sexta-feira (25). A linha é uma ideia da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar-PR) para beneficiar os frequentadores de bares que não podem dirigir alcoolizados e também fomentar a vida noturna na capital.O trajeto começou a ser testado às 9 horas. A linha deve realizar um percurso de 22 quilômetros, que abrange os bairros Batel, Seminário e a região da Rua Itupava. Inicialmente, o ônibus circularia por toda a Avenida Batel, passando pela Rua Bispo Dom José e também pela Gonçalves Dias, no Seminário. O retorno alimentaria, além da Bispo Dom José, as ruas André de Barros, Marechal Floriano, o Largo da Ordem até chegar na Rua Itupava.
Além do presidente da Abrabar, Fábio Aguayo, participam do teste representantes da empresa AmBev, que pretende patrocinar a linha, e também o diretor do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Paulo Colnaghi, que afirmou que a prefeitura tem interesse em autorizar o funcionamento da linha.
Funcionamento
Ao todo, o trajeto contempla 25 estabelecimentos de quinta a domingo, das 21 às 4 horas em um ônibus com capacidade par 27 lugares. O veículo é da empresa Fretam, e disponibiliza sistema de ar-condicionado, televisão e banheiro. Se o projeto se concretizar, a passagem deve custar R$ 10 e poderá ser adquirida nos estabelecimentos conveniados.
Conforme Aguayo, mesmo com um valor mais alto que o da passagem comum, que é de R$ 2,60, o usuário gastaria menos do que desembolsa com estacionamento e táxi. A linha não transporta os passageiros para terminais da região.
Viabilidade
A assessoria de imprensa da Urbanização Curitiba S/A informou na manhã desta sexta-feira que o órgão recebeu uma cópia do projeto e que, a partir de agora, pretende avaliá-lo. Discussões e estudos sobre a implantação da "Interbares" serão realizados, inclusive, com o acompanhamento do presidente da autarquia Roberto Gregorio da Silva Junior, mas que, antes de qualquer definição, será necessário coletar todas as informações necessárias à implantação da linha.
Na quinta-feira (24), procurada pela reportagem, a Urbs, afirmou que não havia viabilidade técnica para implantação de uma linha especial para bares em Curitiba. Segundo Antonio Carlos Araújo, diretor de transportes, como todas as linhas de ônibus da capital são programadas com estudos de horários e itinerários dos usuários, não há como prever da onde e para onde vão os passageiros do "Interbares", por isso não há possibilidade para criação da nova linha. Araújo aconselhou que os frequentadores de bares utilizem transportes alternativos.