A imensa maioria das 2.077 escolas estaduais que promoveram eleições ontem deve conhecer hoje o nome do seu novo diretor ou ter o atual reconduzido ao cargo. Segundo a Comissão das Eleições da Secretaria de Estado da Educação (SEED), apenas nas escolas mais afastadas, como as localizadas nas ilhas do litoral, cuja apuração começa hoje, às 18 horas, em Paranaguá, e numa escola itinerante que acompanha um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), o resultado será anunciado até segunda-feira.

CARREGANDO :)

A exceção são duas escolas da zona rural em Cândido de Abreu, cuja votação foi adiada para o próximo dia 29 por causa da chuva. "Elas ficam na zona rural e o pessoal não estava tendo como chegar. Não haveria o quórum mínimo (35% do público apto a votar) para a eleição", explicou o presidente da comissão eleitoral da SEED, Sérgio Fernandes Stacheski.

Até as 17 horas de ontem, as eleições transcorriam de forma tranqüila em todo o estado. "Só detectamos alguns casos de boca-de-urna. Uma escola de Pinhais dispensou indevidamente seus alunos e também houve alguns casos de professores depositando o voto na urna dos alunos e vice-versa. Nesse caso, como o voto do professor tem peso maior que o dos estudantes, essas urnas foram impugnadas", resumiu Stacheski.

Publicidade

Até o dia 5, a relação dos novos diretores deve estar no setor de recursos humanos da secretaria. A nomeação dos eleitos deve ser publicada no Diário Oficial do estado até o fim do ano e o mandato deles começa em 2 de janeiro, estendendo-se até 31 de dezembro de 2007.