Uma das entidades culturais de maior relevância histórica para o Paraná, a Associação Literária Lapeana (ALL), realizou ontem, no Theatro São João, o evento "Revivendo uma Noite", que relembrou os antigos encontros de literatos da Lapa. Na ocasião, foi empossada a nova diretoria da associação. Também foram doadas ao acervo do Instituto Histórico Cultural do município duas casacas utilizadas pelo último presidente da tradicional instituição, o médico João Cândido Ferreira. A entrega foi feita pelo neto do médico, João Cândido Ferreira Cunha Pereira.
João Cândido Ferreira representa uma grande figura histórica para a Lapa. Ele foi prefeito da cidade em 1894, época do Cerco da Lapa, quando todos os habitantes da cidade se mobilizaram para conter o avanço da Revolução Federalista. Além de líder político, destacou-se ainda como capitão-médico durante os combates. Foi vice-presidente do estado no começo do século passado, chegando a assumir a presidência na ausência do então presidente Vicente Machado. Além disso, exerceu mandatos de deputado estadual e federal.
Fundada em 1873, a associação tinha como principal objetivo difundir a literatura local. Suas atividades tiveram de ser paralisadas em 1894, por força do Cerco da Lapa. Depois disso, a associação só voltou a reabrir as portas em 2004. "Foi mais uma das nossas principais iniciativas para resgatar a história da Lapa", destaca a presidente do Instituto Histórico e Cultural da cidade, Maria Inês Borges da Silveira.
Além dessa iniciativa, o instituto desenvolve, desde 2003, diversas ações que destacam o patrimônio e o acervo histórico da cidade. Entre as atividades, destacam-se mostras de artes, lançamentos de livros, festival de imagem, restauros na Matriz Santo Antônio e no Museu do Tropeiro. Além disso, houve a reativação do Theatro São João, ponto de encontro dos integrantes da Associação Literária no século 19.