No início da temporada de verão, Santa Catarina está pronta para receber os turistas, mesmo com as fortes chuvas que provocaram muitos estragos e mortes no fim de novembro.
O presidente da Santur, órgão oficial de turismo de Santa Catarina, Valdir Walentowsky, disse à Agência Brasil que o litoral do estado foi preservado, já que os problemas ficaram concentrados no Vale do Itajaí, com o deslizamento de encostas, o que não ocorre na praia.
"Muita coisa foi noticiada como se o estado hoje tivesse sido afetado, nos moldes da região do Vale do Itajaí, e que nós, dentro do turismo, chamamos de Vale Europeu. Mas o litoral já estava totalmente preparado para a temporada de verão, continua preparado, porque não houve absolutamente nada no litoral", afirmou.
De acordo com o presidente da Santur, o turismo representa 9% da economia do estado, e metade das visitas ocorre no verão. Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e países da América do Sul são os pontos de origem da maior parte dos turistas.
Walentowsky acredita que o turismo é uma grande chance de recuperação para o estado, já que houve grandes prejuízos por causa das chuvas. "Nós precisamos do turismo, está tudo preparado", destacou.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora