No início da temporada de verão, Santa Catarina está pronta para receber os turistas, mesmo com as fortes chuvas que provocaram muitos estragos e mortes no fim de novembro.
O presidente da Santur, órgão oficial de turismo de Santa Catarina, Valdir Walentowsky, disse à Agência Brasil que o litoral do estado foi preservado, já que os problemas ficaram concentrados no Vale do Itajaí, com o deslizamento de encostas, o que não ocorre na praia.
"Muita coisa foi noticiada como se o estado hoje tivesse sido afetado, nos moldes da região do Vale do Itajaí, e que nós, dentro do turismo, chamamos de Vale Europeu. Mas o litoral já estava totalmente preparado para a temporada de verão, continua preparado, porque não houve absolutamente nada no litoral", afirmou.
De acordo com o presidente da Santur, o turismo representa 9% da economia do estado, e metade das visitas ocorre no verão. Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e países da América do Sul são os pontos de origem da maior parte dos turistas.
Walentowsky acredita que o turismo é uma grande chance de recuperação para o estado, já que houve grandes prejuízos por causa das chuvas. "Nós precisamos do turismo, está tudo preparado", destacou.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora