• Carregando...
O sol forte também fez os turistas se preocuparem com os cuidados com a saúde | Walter Alves/ Agência de Noticias Gazeta do Povo
O sol forte também fez os turistas se preocuparem com os cuidados com a saúde| Foto: Walter Alves/ Agência de Noticias Gazeta do Povo
  • O professor Jey Albuquerque, que veio de Rebouças, região Centro-Sul do Paraná, com a esposa Raquel Burak e a filha Brenda Albuquerque, preferiu deixar para aproveitar a praia mais para o final da tarde

As cidades do litoral do Paraná registraram recorde de temperatura nesta terça-feira (20). Em Antonina, os termômetros durante a tarde chegaram a marcar 38,4ºC, a temperatura mais alta desde fevereiro de 2010, quando o índice chegou a 40,9°C. Em Morretes, a temperatura chegou a 38,2ºC.

O meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen, disse que a temperatura desta terça está bem acima da média para o período, de cerca de 30ºC. "Isso se deve ao predomínio do sol, já que a atmosfera de todo o Sul do Brasil está dominado por uma massa de ar quente".

Segundo ele, as frentes frias estão com dificuldade de se aproximar devido ao ar quente que domina a região, o que diminui a quantidade de chuva. Com isso, a umidade relativa do ar caiu bastante em todo o Paraná. No litoral e na região de Curitiba, a umidade está abaixo dos 30%.

No Oeste a situação é preocupante, já que cidades como Umuarama, Toledo e Assis Chateaubriand a umidade está abaixo dos 20%, quando se recomenda evitar exercícios físicos prolongados debaixo do sol.

Aproveitando a temporada

Nas portas do verão, que começa na próxima quinta-feira (22), turistas e comerciantes do litoral perceberam o recorde de temperatura registrado nesta terça-feira. A vendedora de bebidas Sandra da Costa, que tem um quiosque na praia brava de Matinhos, entretanto, comemorou o calor por causa do resultado nas vendas. "Para nós [comerciantes] isso é bom, porque vivemos do calor", disse.

Já o professor Jey Albuquerque, que veio de Rebouças, região Centro-Sul do Paraná, com a esposa Raquel Burak e a filha Brenda Albuquerque, preferiu deixar para aproveitar o dia mais para o final da tarde, quando a temperatura estava mais amena. "O calor foi bem maior durante o meio-dia, mas percebemos essa diferença ontem, quando também estava muito quente".

O sol forte também fez os turistas se preocuparem com os cuidados com a saúde. A curitibana Fernanda Cruz veio com a mãe, Rosângela da Cruz, na segunda-feira (19) e permanece em Matinhos até quinta-feira. "Passo protetor o tempo todo enquanto estou aqui na areia", disse a jovem.

Ela e a mãe, entretanto não reclamaram do calor e aproveitaram a tarde de sol no balneário. A cidade de Matinhos, segundo o Simepar, teve temperatura de 34,5°C.

Mais baixas

As temperaturas mais baixas foram registradas nas cidades de Castro e Ventania, nos Campos Gerais, que tiveram índices de 28,5°C, segundo o Simepar. Em Curitiba, os termômetros chegaram aos 30°C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]