O primeiro boletim de balneabilidade - medida das condições sanitárias das águas -da temporada de verão 2005/2006 mostra que 20 dos 33 pontos no litoral do Paraná estão impróprios para banho. O documento foi divulgado na tarde desta quarta-feira (21) pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O resultado é embasado por cinco coletas feitas no período de 27 de novembro a 18 de dezembro.

CARREGANDO :)

Esse é o pior início de temporada em quatro anos. Em 2001-2002 foram registrados no primeiro boletim nove pontos impróprios, em 2002-2003 foram seis e na temporada 2003-2004 apenas três pontos.

Antonina e MorretesA pior situação foi registrada em Antonina e Morretes, no litoral do estado. Nos cinco pontos analisados, todos foram classificados como impróprios.

Publicidade

GuaratubaEm Guaratuba, uma das praias mais procuradas pelos paranaenses no verão, nos nove pontos analisados, somente em dois as condições são próprias para banho. Na cidade, de acordo com o boletim, apenas os pontos localizados cem metros à esquerda do Morro do Cristo e na praia de Caieiras, em frente ao Comando de Policiamento estão sendo considerados próprios para banho.

Caiobá e MatinhosEm Caiobá, outro local bastante movimentado, as condições são melhores. Nos três pontos analisados, todos estão em boas condições para os veranistas. Em Matinhos um ponto, dos três analisados, está impróprio.

Ilha do Mel e PontalNa praia de Encantadas, na Ilha do Mel, um dos atrativos turísticos do estado, dois pontos estão impróprios para banho. A boa notícia veio de Pontal do Paraná, onde todos os seis pontos analisados foram classificados como próprios.

RiosOs quatro rios monitorados em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba foram considerados impróprios para banho.

AtualizaçãoOs boletins de balneabilidade, com os resultados das análises serão atualizados semanalmente, toda quarta-feira, até cinco de março de 2006 apontando os locais próprios e impróprios para banho.

Publicidade

Este ano serão instaladas barracas nos 33 pontos monitorados pelo IAP nas cores azul – quando a água for considerada própria e vermelha – quando a água for considerada imprópria para o banho. Os pontos impróprios serão interditados.