O número de pontos impróprios para banho nas praias e rios do litoral do Paraná aumentou pela quarta vez consecutiva. De acordo com a última análise do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), divulgada nesta quarta-feira (4), 32, dos 37 pontos, estão impróprios para banho. Em pleno verão, o litoral do estado oferece apenas cinco pontos limpos para banho.
De acordo com o boletim do IAP, a praia do Farol na Ilha do Mel, o mar de fora em Encantadas, também na Ilha, o Olho D'água e Praia de Leste, ambos em Pontal, e a praia Mansa em Caiobá estão em condições próprias para banho.
As causas, segundo o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, são o aumento considerável dos turistas no litoral do estado e as chuvas. "Esse aumento nos pontos impróprios é uma tendência natural", avaliou. "Temos de 16 a 20% a mais de veranistas no litoral e, além disso, as coletas foram feitas em período chuvoso, ou seja, 48 horas antes", completou Rodrigues, explicando o quarto aumento consecutivo de pontos impróprios.
Em 17 anos que é feita a coleta e análise da qualidade da água nos pontos de banho no litoral do PR, somente no ano de 2001 a situação foi pior, quando foi registrado 33 locais impróprios.
E a previsão não é animadora. De acordo com Rodrigues, somente na terceira semana de janeiro, quando o número de veranistas deve diminuir, é que o número de locais impróprios para banho diminua.
ColetasAs coletas da água, que posteriormente é analisada, são feitas aos domingos, dia de maior fluxo de turistas no litoral, e na quarta-feira, que teoricamente, é o dia com menos veranistas. O resultado das análises são divulgadas semanalmente, sempre nas quartas-feiras.
No primeiro boletim, divulgado no dia 18 de dezembro, o IAP apontou 20 pontos como impróprios para banho. No seguinte o número aumentou para 22 e no terceiro para 27 locais.
Ano que vemRodrigues adianta que em 2007, a coleta será feita dia sim dia não, possibilitando um acompanhamento quase que diário das condições da água.
A relação com os 32 pontos, considerados pelo IAP como impróprios para banho, é distribuída em rodoviárias, praças de pedágio, nas praias e nas 37 bancas do IAP distribuídas no litoral do estado.
Confira na reportagem em vídeo a poluição das praias e rios
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião