• Carregando...

O número de pontos impróprios para banho nas praias e rios do litoral do Paraná aumentou pela quarta vez consecutiva. De acordo com a última análise do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), divulgada nesta quarta-feira (4), 32, dos 37 pontos, estão impróprios para banho. Em pleno verão, o litoral do estado oferece apenas cinco pontos limpos para banho.

De acordo com o boletim do IAP, a praia do Farol na Ilha do Mel, o mar de fora em Encantadas, também na Ilha, o Olho D'água e Praia de Leste, ambos em Pontal, e a praia Mansa em Caiobá estão em condições próprias para banho.

As causas, segundo o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, são o aumento considerável dos turistas no litoral do estado e as chuvas. "Esse aumento nos pontos impróprios é uma tendência natural", avaliou. "Temos de 16 a 20% a mais de veranistas no litoral e, além disso, as coletas foram feitas em período chuvoso, ou seja, 48 horas antes", completou Rodrigues, explicando o quarto aumento consecutivo de pontos impróprios.

Em 17 anos que é feita a coleta e análise da qualidade da água nos pontos de banho no litoral do PR, somente no ano de 2001 a situação foi pior, quando foi registrado 33 locais impróprios.

E a previsão não é animadora. De acordo com Rodrigues, somente na terceira semana de janeiro, quando o número de veranistas deve diminuir, é que o número de locais impróprios para banho diminua.

ColetasAs coletas da água, que posteriormente é analisada, são feitas aos domingos, dia de maior fluxo de turistas no litoral, e na quarta-feira, que teoricamente, é o dia com menos veranistas. O resultado das análises são divulgadas semanalmente, sempre nas quartas-feiras.

No primeiro boletim, divulgado no dia 18 de dezembro, o IAP apontou 20 pontos como impróprios para banho. No seguinte o número aumentou para 22 e no terceiro para 27 locais.

Ano que vemRodrigues adianta que em 2007, a coleta será feita dia sim dia não, possibilitando um acompanhamento quase que diário das condições da água.

A relação com os 32 pontos, considerados pelo IAP como impróprios para banho, é distribuída em rodoviárias, praças de pedágio, nas praias e nas 37 bancas do IAP distribuídas no litoral do estado.

Confira na reportagem em vídeo a poluição das praias e rios

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]