Na tentativa de apoiar o trabalho de professores no desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças e jovens sobre o significado e a importância da biodiversidade e como conservá-la, três organizações não governamentais lançaram o livro Investigando a Biodiversidade: guia de apoio aos educadores do Brasil. A obra é uma adaptação brasileira para o material Exploring Biodiversity, uma copublicação da Conservação Internacional e do WWF.
Voltada à realidade brasileira, a publicação traduz conteúdos científicos, geralmente técnicos e complexos, de forma lúdica e atraente para sensibilizar educadores e educandos a investigar, analisar e reconhecer a importância da biodiversidade brasileira, de seus serviços ambientais, as ameaças de extinção e os desafios para a sua conservação, bem como as possíveis soluções, com casos de sucesso apresentados.
Segundo a coordenadora geral do Instituto Supereco, Andrée de Ridder Vieira, a publicação é fundamental para o Brasil porque o país lidera a lista dos megadiversos, as 17 nações que, em conjunto, abrigam cerca de 70% das espécies animais e vegetais do mundo. "Nosso objetivo é contribuir com materiais qualificados de educação ambiental e adequados ao ensino formal brasileiro. Há muito por conhecer e fazer e a escola é um espaço essencial de formação e de mobilização", ressalta.
Serviço:
O guia para educadores está disponível nos sites da Conservação Internacional (www.conservacao.org), Instituto Supereco (www.supereco.org.br) e WWF-Brasil (www.wwf.org.br).