Na tentativa de apoiar o trabalho de professores no desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças e jovens sobre o significado e a importância da biodiversidade e como conservá-la, três organizações não governamentais lançaram o livro Investigando a Biodiversidade: guia de apoio aos educadores do Brasil. A obra é uma adaptação brasileira para o material Exploring Biodiversity, uma copublicação da Conservação Internacional e do WWF.
Voltada à realidade brasileira, a publicação traduz conteúdos científicos, geralmente técnicos e complexos, de forma lúdica e atraente para sensibilizar educadores e educandos a investigar, analisar e reconhecer a importância da biodiversidade brasileira, de seus serviços ambientais, as ameaças de extinção e os desafios para a sua conservação, bem como as possíveis soluções, com casos de sucesso apresentados.
Segundo a coordenadora geral do Instituto Supereco, Andrée de Ridder Vieira, a publicação é fundamental para o Brasil porque o país lidera a lista dos megadiversos, as 17 nações que, em conjunto, abrigam cerca de 70% das espécies animais e vegetais do mundo. "Nosso objetivo é contribuir com materiais qualificados de educação ambiental e adequados ao ensino formal brasileiro. Há muito por conhecer e fazer e a escola é um espaço essencial de formação e de mobilização", ressalta.
Serviço:
O guia para educadores está disponível nos sites da Conservação Internacional (www.conservacao.org), Instituto Supereco (www.supereco.org.br) e WWF-Brasil (www.wwf.org.br).
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora