Vídeo:| Foto: Reprodução RPC TV

A Gruta do Monge, o Museu do Tropeiro, o Santuário São Benedito, o Museu do Mate e o tradicional e histórico União Futebol Clube. Essas são algumas das atrações do livro Lapa – Tropas e Tropeiros: Caminhos da História, de Maria Inês Pierin Borges da Silveira e Valéria Borges da Silveira, lançado na última quinta-feira na Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigüi, em Curitiba. O trabalho percorre a história, as tradições e a geografia de uma das mais tradicionais cidades paranaenses. São centenas de fotos antigas e atuais e textos que lembram o Cerco da Lapa, a fundação do Teatro São João e o surgimento das primeiras escolas na cidade.

CARREGANDO :)

Segundo Maria Inês, presidente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, a idéia de produzir um livro sobre a cidade é um antigo sonho de fundar a hoje Casa Editora da Faculdade Educacional da Lapa (Fael). "A Lapa vive a encruzilhada em si mesma, ou seja, na preservação do seu patrimônio histórico-cultural e da modernidade que se apresenta no seu cotidiano", justifica. "São indústrias, comércio, pecuária, agricultura, turismo e uma diversidade de outros fatores que dinamizam sua economia e dão ritmo ao lugar, mas sem perder a identidade e a referência com sua tradição."

E essa é a idéia que percorre as 184 páginas do livro: a necessidade de preservação do patrimônio histórico e das tradições em meio à modernidade. Assim, as autoras partem do significado da palavra Lapa – oriunda do latim, "lápis-pedra" – e sua localização, até chegarem à economia atual, com abatedouros, granjas e cooperativas – sem esquecer a mais antiga indústria da cidade, a Scandelari, fundada por Januário Scandelari nas primeiras décadas do século passado.

Publicidade

Nas lentes do fotógrafo Gaio, o guia mostra as peças do Acervo Davi Carneiro do Museu Histórico, a Casa Vermelha, uma das mais antigas da cidade, usada como hotel durante a Revolução Federalista, a Casa da Memória, o Memorial Ney Braga e o Museu de Armas. Destaque também para as fotos antigas, que mostram os primeiros colonizadores e lembram a importância dos imigrantes.

Lapa – Tropas e Tropeiros: Caminhos da História é uma iniciativa do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, organização civil de interesse público fundada em 2003 por um grupo de apaixonados pela história da Lapa e suas tradições. Entre as realizações do Instituto estão o 1.° Salão de Artes Visuais do Paraná na Lapa, a reativação da Associação Literária Lapeana, o 1.° Festival de Imagem da Lapa e as festas das etnias italiana, árabe e polonesa.