Trabalhadores que fazem a coleta de lixo e a varrição das ruas em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, vão entrar em greve, a partir do dia 21, caso a empresa Ecosystem Latin America não melhore as condições de trabalho e os salários. A decisão foi tomada nesta quarta-feira na assembléia do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação.
Os trabalhadores querem aumento de 10% nos, aumentar o valor do vale-alimentação e melhoria nas condições de trabalho. Segundo o presidente do sindicato, Manassés Oliveira, a principal reivindicação da categoria é por condições de trabalho mais dignas. "Os funcionários estão usando roupas impróprias para coletar lixo e ainda há uma sobrecarga de trabalho", diz.
A empresa nega as acusações. "As denúncias são infundadas", afirma Josielton de Lima, supervisor da Ecosystem. Sobre a negociação dos salários, a empresa afirma que vai cumprir a convenção coletiva, que determina que o reajuste salarial seja de 8,57%, valor que já foi recusado pelos trabalhadores.