Lixo hospitalar com poder de contaminação está sendo descartado em um terreno baldio de São José do Rio Preto, 451 km de São Paulo. As informações são da TV Tem.

CARREGANDO :)

As imagens impressionam. São dezenas de seringas e agulhas usadas, jogadas no chão. Muitas delas espalhadas. Também foram flagradas três caixas vazias: alguém pode ter revirado o material. Os símbolos significam que os produtos são contaminantes e só podem ser descartados em depósitos de lixo hospitalar.

As imagens foram gravadas depois de uma denúncia. Uma moradora passou pelo local e percebeu algo estranho. O material estava jogado em um terreno, que fica a poucos metros de uma creche e de uma universidade. A denúncia foi feita à Prefeitura, que demorou quase um dia para recolher tudo.

Publicidade

A Vigilância Sanitária abriu uma sindicância para descobrir a origem do material. A suspeita das autoridades é de que as agulhas tenham sido jogadas por clínicas médicas clandestinas. A investigação usará os códigos impressos nas seringas para tentar rastrear de onde elas vieram.

A Vigilância Sanitária registrou um boletim de ocorrência sobre o descarte das agulhas. A polícia também deve investigar o caso. A Prefeitura de Rio Preto informou que a denúncia foi feita pelo telefone 0800 da saúde municipal. Assim que a vigilância foi informada do caso fez a retirada do lixo.