O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, conversou na manhã desta quarta-feira (11), por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para informá-lo sobre os procedimentos que estão sendo adotados para identificar as causas do apagão ocorrido na noite de terça-feira (10) e definir que estados foram realmente afetados.
Lobão também tranquilizou o presidente sobre o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica em todo o país. As informações são da assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia.
Até o final da tarde, técnicos do setor de energia elétrica trabalharão para apurar as causas do apagão e às 17h, o ministro Edison Lobão se reúne com o Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico para ouvir as conclusões sobre o problema e discutir medidas a serem adotadas para evitar que se repita.
O Conselho é presidido pelo ministro de Minas e Energia e integrado por representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O blecaute ocorreu em função de um desligamento na Usina Hidrelétrica de Itaipu e atingiu vários estados do país e também o Paraguai. A causa provável, segundo Edison Lobão, teria sido um fenômeno atmosférico.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora