O setor de locação de veículos se considera prejudicado por uma das resoluções publicadas pelo Contran ontem. De acordo com o diretor da regional paranaense da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla-PR), Valmor Weiss, a resolução 205, que estabelece quais documentos são de porte obrigatório do condutor, traz riscos às empresas por não permitir mais o uso de fotocópias autenticadas. Entre as vias originais que o condutor terá de portar estão, além da Carteira Nacional de Habilitação, o Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).
Dessa forma, ressalta Weiss, a frota das locadoras fica mais suscetível à ação dos ladrões. "Vamos ter que nos mobilizar para modificar isso. Esperamos que o Contran ouça nossa reivindicação", afirma o diretor da Abla-PR. O uso de fotocópias autenticadas foi uma solicitação da própria Ablas ao Contran.
Weiss aponta também que as locadoras terão problemas com a emissão da segunda via dos documentos. O uso de fotocópias também acontece porque é comum a perda da via original pelas pessoas que alugam o veículo. "Não dá para guardar uma segunda via para amergência porque o Detran só a emite se for comprovada a perda", explica.
Uma das novas resoluções, a de número 208, vai padronizar a coleta de informações. A intenção é criar um banco de dados nacional. Dessa forma, o poder público e entidades não-governamentais terão estatísticas precisas para elaborarem projetos de prevenção a acidentes. (MXV)