Um desentendimento entre traficantes de grupos rivais causou a morte de seis pessoas na noite de sexta-feira passada, no Jardim Arroio, bairro Barreirinha, em Curitiba, segundo a polícia. A chacina aconteceu em um barraco conhecido por moradores da vizinhança e pela polícia como um ponto de venda e consumo de drogas. O crime teria ligação com a morte de um adolescente de 17 anos, há duas semanas, no mesmo local. "Disseram que voltariam para se vingar. Esse pessoal que morreu não tinha nada a ver. Foi um acerto e uma briga por ponto de venda de drogas", afirma a delegada Yara Dechiche, da Delegacia de Homicídios, responsável pela investigação.
Entre as vítimas estão Valéria Neves da Luz, 16 anos e grávida de sete meses, Marcelo Rodrigo Apolônio Estevam, 22, Anderson Carvalho dos Reis, Márcia Andressa de Deus, 26, e Cristiane Antunes da Silva, 16 anos. Os cinco estavam dentro do barraco, por volta das 21h30, quando dois homens armados com pistolas entraram e iniciaram a execução. Outras duas pessoas conseguiram escapar. Segundo os investigadores, os executores teriam chegado a pé no barraco, localizado em um beco da Rua Albino Blum. Cristiane foi socorrida por alguém que a deixou, já sem vida, no Hospital Cajuru.
André Antônio Moraes, 28, foi morto em um caminho de terra que liga os barracos do beco. "Quem frequenta o barraco são usuários de drogas", confirma a parente de uma das vítimas. Moradores da região contam que, há duas semanas, quando um jovem foi morto no beco, todos foram ameaçados. "Os bandidos passaram por aqui e ameaçaram. Falaram que iam matar um por um. Traficantes, usuários ou inocentes", conta uma moradora que não quis ser identificada. "Ninguém acreditou. Achamos que era mentira. Não temos segurança. Se estivermos na rua também somos capaz de morrer", diz outra vizinha.
Roubo
A delegada Yara conta que o atrito entre os grupos rivais teria começado com roubo a uma propriedade. De acordo com a Polícia Militar, denúncias anônimas ao serviço 181 de Narcodenúncia apontam o local como ponto de encontro de vendedores e usuários de crack. "Por haver ligações informando tráfico no local, há grande probabilidade de essas mortes terem sido cometidas por traficantes", afirmou à Agência Estadual de Notícias o comandante do Policiamento da Capital, coronel Jorge Costa Filho. Até o final da manhã de sábado, os corpos ainda não haviam sido reconhecidos e liberados do Instituto Médico Legal.
* * * * *
Outros Crimes
Pelo menos oito chacinas ocorridas no Paraná foram divulgadas pela imprensa nos últimos dois anos. Todas elas, segundo a polícia, tinham ligação com o tráfico de drogas:
3/10/2009 Seis homens fortemente armados deixaram oito mortos e dois feridos no bolsão Audi/União, Uberaba, zona Leste de Curitiba. O motivo, segundo a polícia, seria guerra entre traficantes. Houve toque de recolher antes da chacina, mas algumas pessoas que estavam na rua foram mortas.
7/04/2009 Seis pessoas foram mortas no bairro Xaxim, em Curitiba. De acordo com informações da Delegacia de Homicídios, as vítimas estavam em uma residência utilizada como mocó e foram surpreendidas por três homens encapuzados.
12/01/2009 Quatro pessoas, entre elas duas mulheres, foram assassinadas dentro de uma casa, no bairro Jardim Sol Nascente, em Araucária, região metropolitana de Curitiba. Um dos moradores da casa é apontado entre os suspeitos.
30/12/2008 Cinco pessoas foram assassinadas na Vila Sapo, próximo ao km 36 da BR-116, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. As vítimas estavam assistindo televisão em uma pequena casa de madeira quando foram surpreendidas por pelo menos três homens encapuzados.
3/10/2008 Quatro pessoas foram mortas, entre elas três menores, e outras duas ficaram gravemente feridas em uma chacina ocorrida em uma residência na Rua Divalzir Luciano, no Jardim Independência, em São José dos Pinhais.
22/09/2008 - Quinze pessoas foram assassinadas em Guaíra (Oeste do Paraná), fronteira com o Paraguai.
16/09/2008 Quatro jovens foram mortos no Jardim Alvorada, bairro Guatupê, em São José do Pinhais. Um outro jovem também foi baleado, mas conseguiu sobreviver, segundo a Polícia Civil de São José dos Pinhais.
24/03/2008 Uma chacina marcou o domingo de Páscoa em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Três rapazes foram mortos a tiros, dentro de uma residência no bairro Alto Maracanã.