Um dia após a Páscoa, uma loja de chocolates e doces do bairro Bom Retiro, em Curitiba, foi roubada e teve todo o lucro de vendas da semana que antecedeu o feriado levado por um trio de assaltantes. A proprietária do estabelecimento, Rose Petenuci, estima que o prejuízo chegue a R$ 40 mil em cheques e dinheiro, já que nenhum depósito tinha sido feito desde o dia 11 de abril. "Eu já tinha separado o dinheiro para o pagamento de funcionários e fornecedores e estava com cheques pré-datados até o dia 30", conta.
Em oito anos de funcionamento, esta foi a primeira vez que a loja foi assaltada. Às 7h20, três homens armados renderam cerca de 15 funcionárias que já tinham começado a trabalhar. "Eles deviam conhecer a nossa rotina porque surgiram do nada. Nem o alarme nem a campainha tocaram. Não sabemos de onde eles vieram ou se já estavam na loja", relata a empresária. Enquanto dois assaltantes tomavam conta dos reféns, o terceiro foi levado até o caixa e o cofre do estabelecimento.
Segundo Rose, a ação dos bandidos durou aproximadamente cinco minutos. "Foi tudo muito rápido. Ninguém ficou ferido e eles não foram agressivos. Vieram aqui para buscar o dinheiro", afirma. O trio ainda roubou um celular e a chave de um carro, mas fugiu caminhando por uma rua do bairro. O boletim de ocorrência foi registrado no 3.º Distrito Policial, no bairro Mercês. Até o fim da tarde de ontem ninguém havia sido detido, e hoje o caso deve ser encaminhado à Delegacia de Furtos e Roubos. Há a possibilidade de que algum trabalhador ou ex-funcionário da loja tenha passado informações ao trio.
Nesta época do ano, as vendas de chocolate e doces triplicam na loja de Rose, ficando atrás apenas do Natal. Por não ter um controle dos cheques que foram roubados, a empresária pede que seus clientes sustem os pagamentos emitidos a partir do dia 11 e entrem em contato. "Depois de uma experiência como essa ficam o medo e a insegurança. Agora me pergunto se vale a pena trabalhar e fazer alguma coisa", desabafa.