Londrina deve perder em breve o título de terceira maior cidade do Sul do país hoje fica atrás de Curitiba e Porto Alegre. Joinville caminha para ocupar a posição do município paranaense. A diferença, de acordo com matéria de Stella Meneghel e Fábio Silveira do Jornal de Londrina deste domingo, entre as duas é de apenas 1.242 habitantes, de acordo com o IBGE. Em 2003 a diferença era de 5.758 moradores e em 1991, de 23.444. Hoje são 488.287 habitantes contra 487.045. Com os números atuais, Londrina é a 37.ª cidade brasileira com mais moradores.
Em Joinville não há preocupação de incorporar ao discurso o título de "terceira maior do Sul", tão familiar à imagem londrinense. "Nós estamos trabalhando para ter uma cidade controlada", diz o prefeito Marco Tebaldi (PSDB).
Os catarinenses têm bala na agulha nesta "disputa". Joinville já ocupa o posto de terceiro maior PIB do Sul (US$ 15 bilhões). Com 0,857 de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), Joinville é a 14.ª melhor cidade brasileira para se viver. Com IDH de 0,824, Londrina fica na 189.ª posição.
Mas, além da posição, Londrina perde com o "rebaixamento"? Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Londrina, Cláudio Sérgio Tedeschi, não. "Essa reversão já era esperada. O que nós temos de perseguir são índices de qualidade, não só de número de população", afirmou Tedeschi.
Tensão aumenta na Coreia com conflito entre presidente e Parlamento
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião