A quarta-feira (30) foi o dia mais frio registrado em Londrina, no Norte do Paraná, num mês de maio desde 1979, conforme o Departamento de Agrometeorologia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Por volta das 6 horas, a temperatura caiu para 2,2º. Fracas geadas aconteceram nas regiões de baixada. Para esta quinta-feira (31), a previsão semelhante, mas no sábado a temperatura deve aumentar um pouco.
"Eu senti mesmo que estava bem frio, mas não imaginava que era a temperatura tão baixa de tantos anos", afirmou o produtor de legumes e verduras no Patrimônio Selva, Eliel dos Santos Silva. Ontem, ele acordou às 2 horas da madrugada para cuidar da produção. "Nessa época a produção já cai uns 50%, porque o desenvolvimento da planta é lento. Não posso ficar de braços cruzados. Tenho que cuidar da planta igual a gente cuida de um bebê", disse.
Para proteger as verduras e legumes, ele usa sacos de estopa, tela tipo sombrite e irrigação. Para saber quando haverá geada, Silva lê todos os dias os jornais e verifica sites na internet que monitoram a temperatura, como o Alerta Geada do Iapar. "Eu dependo da produção desses 6 hectares e tenho que cuidar bem. Ainda não houve perda da produção, mas queda por conta do crescimento mais lento da planta e o reflexo disso será mais para frente", disse.
O economista da Central de Abastecimento (Ceasa), Luiz Alberto Sovierzoske, afirma que, neste momento, o impacto da queda de temperatura já é sentido no preço dos produtos, mesmo que a geada não tenha atingido os produtos. "Os produtos aumentam porque a produção é menor devido ao frio; o crescimento delas é mais lento que o normal e assim a oferta fica menor", explicou.
Só para exemplificar, desde o dia 22 (quando começou esfriar) até ontem, o preço do quilo da abobrinha tinha sofrido um aumento de 100%. O economista explica que as verduras não sofreram aumento porque a procura pelo produto é menor no frio.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora