O presidente do Paraguai, Fer­­nando Lugo, mandou uma men­­sagem para tentar tranquilizar o governo brasileiro sobre o conflito que envolve os brasiguaios. Lugo se reuniu com o em­­baixador do Brasil em As­­sunção, Edu­­ardo Santos, e man­dou dizer que "a última coisa que quer é entrar em conflito com o Brasil e os brasileiros". O problema na fronteira surgiu por causa da demarcação de 18 mil hectares. As terras, das mais férteis do Paraguai, têm 30 brasiguaios entre seus proprietários.

CARREGANDO :)

Um grupo de ativistas do Paraguai, a Liga Nacional de Carperos, diz que as terras não poderiam pertencer a brasileiros e pressionam para que as terras sejam retiradas deles, inclusive com ameaças de invasões. Nos últimos dias, houve preocupação com a tensão, que poderia gerar violência.

Lugo concordou com o em­­baixador ao desaprovar o uso do termo brasiguaio. "Eles são paraguaios", disse. O presidente paraguaio tem sido acusado pelo seu vice, Federico Franco, de mandar uma "mensagem ambígua" sobre o conflito. A ideia de Lugo parece ser agora de desfazer essa impressão.

Publicidade