O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Paraná às 22 horas desta quinta-feira (23). Na agenda do presidente não constava nenhum evento oficial para a noite. Depois de pousar no Afonso Pena, ele seguiu para um hotel no centro da capital, onde foi descansar.
Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, Lula visita as obras de saneamento e habitação no Projeto Novo Guarituba, no Jardim das Orquídeas, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, por volta das 9 horas de sexta-feira (24). Devem participar do evento o governador Roberto Requião e os ministros Dilma Roussef (Casa Civil), Paulo Bernardo (Planejamento) e Márcio Fortes (Cidades).
O Novo Guarituba é um projeto de regularização fundiária, que atende 12 mil famílias. Cerca de 900 delas estão às margens de rios que integram os mananciais que fornecem a água consumida por 1,8 milhão de moradores da Grande Curitiba. Eles serão transferidas para outras casas no próprio bairro. O projeto deverá receber R$ 98 milhões do PAC Federal.
Após a visita, Lula, Requião e os ministros seguem para a Escola Municipal Heinrich de Souza, localizada na Rua Juri Danilenko, nº 3.468, no Jardim Guarituba, para a solenidade de lançamento do PAC Federal no Paraná. Apenas em recursos para habitação e saneamento básico, o PAC Federal deverá investir R$ 1,2 bilhão no Paraná.
Ao meio-dia, o presidente e sua comitiva se dirigem para a Granja do Canguiri, onde almoçam com o governador. A visita de Lula ao Paraná deve terminar às 14h30, quando embarca para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
A visita do presidente Lula ao Paraná estava prevista para o mês passado, mas foi adiada depois do acidente com o Airbus A-320 da TAM, dia 17 de julho, em Congonhas.