Camilo Santana, senador eleito, recebeu o convite para assumir o Ministério da Educação.| Foto: Partido dos Trabalhadores
Ouça este conteúdo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva convidou o senador eleito e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), para presidir o Ministério da Educação no futuro governo. O convite foi feito na última segunda-feira (12) e o anúncio será nos próximos dias, de acordo com fontes do gabinete de transição.

CARREGANDO :)

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Até agora, o nome mais cotado para a pasta era a da atual governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), que foi vice na chapa de Camilo. Cela, no entanto, não tinha o apoio do PT nem de empresas de educação que querem voltar a comandar o setor de educação. Nos bastidores, Santana teria tentado assumir o Ministério do Desenvolvimento Regional ou o Ministério das Cidades, mas acabou aceitando o da Educação.

Publicidade

Nascido em Crato, na região do Cariri, Camilo é casado e pais de três filhos. É formado em agronomia na Universidade Federal do Ceará e tem mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Já atuou como deputado estadual e secretário do Desenvolvimento Agrário e das Cidades nos governos de Cid Gomes. Ele foi governador do Ceará por dois mandatos consecutivos (2015-2022).