Brasília O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu ontem que gostaria de ter vencido a eleição em primeiro turno. O resultado das urnas, entretanto, apontou que o tucano Geraldo Alckmin irá para o segundo turno com Lula.
"Obviamente que todos os candidatos gostariam de ganhar no primeiro turno. Mas sei que a sabedoria popular nem sempre permite que isso aconteça."
Criticado por faltar a todos os debates entre presidenciáveis durante o primeiro turno, Lula sinalizou que participará dos debates do segundo turno. "Será uma campanha (no segundo turno) mais justa, mais verdadeira. Com debate tete a tete entre candidatos sem um ficar muito tempo fora do ar", afirmou o petista.
Ele disse que o segundo turno deve "ser interessante". "O segundo turno vem consolidar um candidato e torna mais previsível para o eleitor tornar sua decisão. Vai ser um segundo turno interessante, esclarecedor. Espero que as idéias sejam debatidas, que os programas possam mostrar o que pretendemos."
Lula também aproveitou para fazer elogios ao sistema de apuração de votos. "Quero dar parabéns ao processo de apuração." E elogiou ainda a Justiça Eleitoral. "Todos nós que somos candidatos achamos exagerados o rigor [da Justiça]. Mas esse rigor impõe um comportamento civilizado à campanha."
No domingo, o presidente Lula teve 48,61% dos votos válidos (46,6 milhões de votos) contra 41,64% de Alckmin, que recebeu 39,9 milhões de votos.
Os números apontam para uma quadro de disputa eleitoral ainda mais acirrada que em 2002, quando Lula também disputou o cargo com um tucano, José Serra. Naquele ano, Lula teve 46,44% dos votos contra 23,20% de Serra no primeiro turno. O petista bateu o tucano no segundo turno por 61,27% dos votos ante 38,73%.
Os resultados também surpreendem porque contrariam os cenários de vitória do presidente Lula ainda no primeiro turno, por uma larga margem contra seus adversários. Somente na última semana esta diferença se tornou mais estreita, mas ainda havia dúvidas significativas se haveria um segundo turno na véspera da eleição.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião