São Paulo (Folhapress) Sete ministros e um secretário-executivo acompanharão o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, em sua quinta visita ao continente africano. Lula embarcou ontem às 22 horas, na Base Aérea de Brasília, para uma viagem de cinco dias com escalas na Argélia, Benin, Botsuana e África do Sul. O retorno está marcado para o próximo dia 12.
Na comitiva presidencial estarão os ministros da Saúde, Saraiva Felipe; Relações Exteriores, Celso Amorim; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan; Esporte, Agnelo Queiroz; Integração Nacional, Ciro Gomes; Minas e Energia, Silas Rondeau; e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro. Representando o Ministério da Agricultura, viajará o secretário-executivo, Luís Carlos Guedes Pinto.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Lula deve assinar acordos com os quatro países, em áreas como agricultura, saúde e educação. Na África do Sul, o presidente participa da Cúpula da Governança Progressista, que reúne chefes de governo de países como Reino Unido, Argentina, Canadá e Coréia do Sul.
Argélia
US$ 90 bilhões é o PIB do primeiro país a ser visitado por Lula nesta viagem à África.