Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gastou nos primeiros cinco meses do ano R$ 27,81 milhões com publicidade do seu governo. O valor é quase seis vezes maior do que o destinado para políticas de saneamento básico na área rural, R$ 4,40 milhões. O valor representa apenas 1,65% do total destinado no orçamento para essa área, segundo estudo feito pelo PFL a partir de dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do governo federal.

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O presidente Lula também não economizou nos recursos para a propaganda de utilidade pública. Até o dia 5 de julho, o governo destinou R$ 80,18 milhões para esta finalidade, ou 36,54% do valor reservado. Os gastos com publicidade não levam em conta as estatais.

O líder da oposição na Câmara, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), autor do estudo, acusa o governo de fazer uma "farra com dinheiro público para divulgar obras inexistentes". Segundo o Aleluia, os números demonstram que "não é verdadeiro" o discurso do presidente Lula de que seu governo é voltado para os pobres.

Publicidade

O governo usa a publicidade institucional para divulgar os investimentos que faz no país, como construção de estradas, pontes, universidades, entre outras. Dos R$ 157,9 milhões autorizados no orçamento deste ano para gastos com esta finalidade, o governo já autorizou o uso de R$ 114,27 milhões. Esse dinheiro ainda não foi liberado, mas o empenho garante ao governo contratar o serviço de agências de publicidade. O total efetivamente pago (R$ 27,81 milhões) representa 17,61% do disponível para gastos com a propaganda do governo.