São Bernardo do Campo, SP Um dia antes da ida às urnas no segundo turno desta eleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontou o "desespero político" de seus adversários e agradeceu a "sabedoria" demonstrada pelo povo brasileiro na corrida presidencial.
Ele disse que os tucanos encontraram uma "laranja podre" para fazer o "trabalho sujo" nesta reta final da campanha. Era uma referência ao fato de uma dirigente do PSDB de Minas Gerais estar envolvida na divulgação de um depoimento falso contra Hamílton Lacerda, acusado de ter levado R$ 250 mil para os petistas comprarem o dossiê supostamente contra os tucanos.
"Nós vimos o que é possível fazer o desespero político", disse o presidente, que participou de uma caminhada em São Bernardo do Campo (SP) seu berço político.
Lula acrescentou que nunca foi o interessado no episódio do dossiê Vedoin e que, desde o início, buscou saber quem foi o responsável por arquitetar o esquema. "Alguém arquitetou esse projeto", disse o presidente.
Apesar de criticar os adversários pelo que chamou de desespero, Lula fez apelo à governabilidade, caso se concretize sua reeleição.
"Eu acho que a sociedade brasileira clama por isso. Acho que os partidos políticos entendem que tem hora de brigar e tem hora de a gente votar e administrar o país", disse.
"E vocês sabem que sou um homem de paz. Ou seja, acabou a disputa eleitoral. Quem ganhar governa este país. Esta é a consagração da democracia."
O presidente também afirmou ontem que permanecerá em São Paulo hoje para acompanhar a apuração do segundo turno das eleições.
Sem confirmar se haverá de fato uma comemoração de petistas na Avenida Paulista, no caso de uma vitória nas urnas, Lula disse que optou por voltar a Brasília somente amanhã.
Está prevista para a noite de hoje entrevista coletiva com a coordenação da campanha petista no Hotel Intercontinental para comentar o resultado parcial da eleição. Assessores do presidente não confirmam se ele estará presente.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião