O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou, nesta segunda-feira (8), durante a tradicional reunião de coordenação política, que os ministros façam um balanço das medidas adotadas até agora para ajudar os desabrigados em Santa Catarina. Na avaliação do governo, agora é a hora da reconstrução das áreas atingidas pelas enchentes no estado.
Lula quer o balanço até terça-feira (9), quando pretende se reunir com o governador Luiz Henrique da Silveira. O Ministério da Integração Nacional deve ficar encarregado do relatório. No encontro serão analisadas possíveis novas ações para recuperar o que foi destruído pelas águas.
Participaram da reunião de coordenação política os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, do Planejamento, Paulo Bernardo, da Fazenda, Guido Mantega, das Relações Institucionais, José Múcio, da Secretaria-Geral, Luiz Dulci, e da Comunicação Social, Franklin Martins.
O número de mortes causadas pela enxurrada chega a 122. Mais de 32 mil pessoas ainda estão fora de suas casas. No sábado (6), foram encontrados corpos no local conhecido como Arraial do Ouro, em Gaspar (SC). No Braço do Baú, os geólogos fizeram novas análises e liberaram nove casas para a volta dos moradores.
- Governo aumenta verba para recuperar escolas em SC
- Voluntário do PR caminha 11 horas para resgatar corpos de vítimas de deslizamento
- Blumenau precisa de leite em pó para crianças e de produtos de higiene
- Pista da BR-376 é liberada e trânsito entre PR e SC volta ao normal
- Defesa Civil começa a liberar áreas de risco em SC