São Paulo O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem em Nova Délhi, na Índia, que "não é uma meta difícil de ser alcançada a de tentar quadruplicar o comércio entre Brasil e Índia até 2010. Os dois países comercializaram cerca de US$ 2,5 bilhões no ano passado.
Segundo ele, será preciso despertar "nos empresários indianos e, sobretudo, nos empresários brasileiros, a idéia de que a distância não pode ser um problema entre Brasil e Índia.
O presidente chegou ontem à capital indiana para uma visita de três dias. Na visita que começa oficialmente hoje, Lula assinará três acordos: uso de imagens de satélite indiano, assistência mútua em matéria aduaneira (discussão de regras e tarifas dos produtos comercializados entre os dois países) e parcerias entre os órgãos que financiam produção audiovisual.
Convênio
Também serão feitos três convênios. O primeiro é sobre intercâmbio de professores e alunos de pós-graduação. O segundo prevê troca de informações e trabalhos entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Brasil, e a instituição similar na Índia. Por último, a formalização da parceria entre a Petrobras e a estatal indiana de Petróleo.
Brasil e Índia tratam de estabelecer uma aliança na área de combustíveis. A Petrobrás e a ONGC, maior petrolífera estatal indiana, fecharam parceria para exploração de óleo nos seus dois territórios e também em outros países.
A companhia indiana já participa de empreendimento da Petrobrás e da Shell na bacia de Campos (RJ). Em conjunto com a empresa indiana, a estatal brasileira disputará áreas de prospecção que serão leiloadas neste ano na Índia.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) se reuniu ontem com a entidade similar da Índia. Amanhã, será formalizada a criação de um fórum permanente de empresários brasileiros e indianos. Na terça-feira, Lula receberá pesos-pesados da Índia interessados no Brasil.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora