O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, nesta segunda-feira, presença no encerramento do Fórum Futuro 10 Paraná, que acontece dia 30 de novembro às 20h no Estação Convention Center, no Centro de Curitiba. O fórum é organizado pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e 11 associações empresariais e de classe.
Na solenidade, que contará ainda com a presença do governador do estado Roberto Requião, do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e de outras autoridades, o comitê executivo do fórum deve entregar ao presidente Lula um documento com as conclusões e propostas apresentadas durante as oito etapas do fórum.
Um dos desejos dos líderes que participaram das etapas é a criação de um fórum permanente para discutir propostas de desenvolvimento para o estado. "Será conseqüência natural desta que foi a maior mobilização de lideranças da história do Paraná", diz Rogério Mainardes, diretor corporativo da RPC e coordenador do comitê executivo do fórum, em entrevista à Gazeta do Povo.
Temas abordadosAs oito etapas regionais do evento reuniram 5.070 lideranças, representantes dos 399 municípios do estado. Durante essas etapas foram discutidos 11 temas: Comércio, Turismo e Serviços, Saúde e Qualidade de Vida, Cultura e Educação, Segurança, Agronegócio, Cidadania, Mobilização e Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Florestas, Industrialização, Metropolização e Urbanização, Infra-estrutura (telecomunicações, energia e logística), Pesquisa, Tecnologia e Universidade, e Visão Política e Gestão Pública.
EtapasA primeira etada do fórum aconteceu no dia sete de julho de 2005 em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais. Depois a discussão sobre os temas relevantes para o desenvolvimento do Paraná foi para Londrina, no Norte do estado, no dia 27 de julho. A terceira etapa aconteceu no mês de agosto em Maringá, no Noroeste. Foz do Iguaçu, região Oeste, foi palco da 4.ª etapa do fórum.
No dia 15 de setembro as lideranças se reuniram em Cascavel, também no Oeste do Paraná. A 6.ª etapa aconteceu em Umuarama, Noroeste, no dia 18 de outubro. Uma semana depois foi a vez da capital do estado receber o fórum. A última etapa foi realizada em Guarapuava, Campos Gerais, no último dia oito. No dia 10 de novembro, em Curitiba, as lideranças consolidaram as conclusões que vão constar no documento que será entregue ao presidente Lula.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião