Foz do Iguaçu O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje em Foz do Iguaçu para uma viagem oficial de dois dias ao município, a terceira desde que assumiu à Presidência.
Lula chega no começo da tarde e vai direto para Itaipu Binacional conhecer as duas novas turbinas da hidrelétrica. Uma deve entrar em operação em outubro e outra em 2007.
Segundo informações do governo, os novos equipamentos vão resolver os problemas de abastecimento de energia no país, evitando novos apagões.
Durante a visita à Itaipu, o presidente estará acompanhado dos ministros de Minas e Energia, Silas Rondeau; Educação, Fernando Haddad, e de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. O governador Roberto Requião também é aguardado.
Depois, Lula vai para o Parque Tecnológico da Itaipu. O presidente conhecerá o projeto do carro movido a energia elétrica. A nova tecnologia é desenvolvida pela Itaipu em parceria com montadoras.
A expectativa é que ainda no Parque Tecnológico, Lula anuncie a criação da Universidade do Mercosul, que teria sede em Foz e câmpus espalhados por outros estados do Sul do Brasil e em país vizinhos.
Campanha
No final da tarde, Lula deixa de ser presidente e assume o posto de candidato. Ele aproveita para fazer campanha e participar de um encontro com prefeitos paranaenses. A reunião foi organizada pela Associação dos Municípios Paranaenses (AMP) e será no hotel Mabu. O presidente receberá a Pauta Municipalista. O documento preparado pela AMP contém reivindicações das prefeituras do estado.
A coordenação da campanha de Lula tem agendado atividades de campanha nos mesmos locais das visitas oficiais do presidente como forma de reduzir custos.
No mesmo hotel, mas à noite, Lula volta ao papel de presidente e participa da abertura da XVI Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). A instituição representa 247 associações comerciais, que agregam cerca de 40 mil empresas no estado.
Segundo a agenda, o presidente deverá receber uma homenagem pelas medidas adotadas no início do seu governo para flexibilizar as regras de funcionamento das cooperativas de crédito.
Cooperativas
Amanhã, no seu último compromisso oficial em Foz do Iguaçu, o presidente se reúne com representantes de cooperativas paranaenses ligadas à Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). No fim da manhã, Lula embarca para o Rio de Janeiro, onde fará campanha.
A vinda do petista ao Paraná ocorre um dia depois da divulgação de nova pesquisa estadual do Ibope. No levantamento, Lula tem 41% das intenções de voto contra 30% de Geraldo Alckmin (PSDB).