A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) acontece nos dias 2 e 3 de setembro, no Centro Politécnico da UFPR. A competição começou na sexta-feira, voltada para estudantes de ensino médio. No sábado é a vez dos alunos do ensino fundamental. Da competição sairão as duas equipes que representarão o Paraná na etapa nacional.
Só entre os competidores são esperados mais de mil participantes, vindos de instituições públicas e privadas. Mas o evento é aberto também ao público em geral, que pode prestigiar as disputas e prestigiar palestras, com a que discutirá as novas tendências do setor, e workshops, que ensinam desenvolvimento e programação. O coordenador estadual da OBR, Marcos Laureano, comenta que haverá também demonstração de robôs humanoides que jogam futebol e outras disputas, como campeonato de sumô e cabo de guerra.
Neste sábado, a equipe Conectados, da Escola Municipal Durival de Britto e Silva, no bairro Cajuru, em Curitiba, que é a atual campeã paranaense da OBR, vai defender o título disputando com dezenas de grupos de todo o estado. Os estudantes de 11 a 13 anos fizeram uma robô para acompanhar uma aluna com Síndrome de Down e problemas urinários. Conheça Luana Castilho e Bobô, como ela gosta de chamar o ajudante.
Serviço:
Olimpíada Brasileira de Robótica
Dias 2 e 3 de setembro*
Das 8 às 17 horas
Ginásio do setor profissionalizante do Centro Politécnico da UFPR
Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1225.
Entrada franca
* as lutas de robôs acontecem apenas no sábado
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora