• Carregando...
De baixo para cima: arquitetura do Paço é valorizada com as novas luzes | Antônio More/ Gazeta do Povo
De baixo para cima: arquitetura do Paço é valorizada com as novas luzes| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

Visite

Confira os pontos da cidade que têm a iluminação especial e os que poderão em breve receber as novas luzes:

Contemplados

Portal do Passeio Público

Portal de Santa Felicidade

Memorial Árabe

Praça do Japão

Largo da Ordem

Paço Municipal

Igreja do Guadalupe

Parque Barigui

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Parque Tanguá*

Prefeitura Municipal*

Devem receber

Jardim Botânico

Marco Zero, na Praça Tiradentes

Praça do Batel

Bosque João Paulo II

Leão Alado, no Largo da Ordem

Praça 19 de Dezembro

Praça Los Angeles, no Seminário

Teatro Paiol

  • Na Praça do Japão, iluminação colorida destaca o memorial
  • Memorial Árabe chama atenção com iluminação estratégica

A prefeitura de Curitiba pretende ampliar o número de pontos da cidade que contam com a chamada ?iluminação cênica?, que valoriza e dá ares artísticos a pontos turísticos e históricos da cidade.

Arquiteta comenta benefícios da iluminação de pontos turísticos curitibanos

Na semana passada, foi concluída a iluminação do Santuário Nossa Senhora do Carmo, localizado no bairro Boqueirão, que foi o décimo local a receber um projeto do tipo. As luzes, que já chegaram ao Paço Municipal, no Centro, e à Praça do Japão, no Água Verde, começaram a ser instaladas em 2008, no Largo da Ordem, no Centro Histórico da cidade.

Até agora, já foram investidos R$ 4 milhões em iluminação cênica e a previsão da prefeitura é aportar mais R$ 3 milhões em projetos semelhantes, que devem chegar a outros oito pontos. ?As instalações devem ir até o fim do ano, mas outros locais podem ser incluídos no projeto, aí entregaríamos todos os pontos iluminados no próximo aniversário da cidade (em 29 de março de 2012)?, diz Ivan Martins, diretor de Ilumi­nação Pública da Prefeitura. Entre os outros pontos que devem receber a iluminação estão o Jardim Botânico, a Praça do Batel e o Bosque João Paulo II.

Benefícios

Para a arquiteta especialista em iluminação Letícia Hardt, o projeto apresenta alguns ganhos relevantes para a cidade, envolvendo desde a valorização do patrimônio até a identidade da população com os locais, que podem passar a ser mais bem aproveitados.

?O benefício é grande, principalmente por abranger áreas históricas ou com apelo turístico, pois as luzes cênicas destacam elementos que não são valorizados com a iluminação urbana tradicional?, afirma Letícia.

Outro ponto positivo lembrado pela arquiteta é a questão da segurança. De acordo com ela, a área de iluminação pública tem nessa temática uma prioridade, por possibilitar a prevenção a crimes e fazer com que a população sinta-se mais à vontade para frequentar os lugares. ?E é ótimo quando conseguimos levar estética e mais segurança ao mesmo tempo?, ressalta Letícia.

Além dos benefícios à população local, Letícia e Martins, da prefeitura, lembram dos atrativos da instalação da nova iluminação para os turistas, que teriam mais locais da cidade para conhecer e em horários alternativos.

?Até por isso, boa parte dos locais que incluímos para receber a iluminação cênica são aqueles que fazem parte da Linha Turismo (de ônibus especiais, que têm sua rota passando por pontos turísticos da cidade). Assim, pensamos em ampliar o horário de funcionamento desta linha no verão ( hoje ela vai apenas até perto das 20 horas)?, diz Martins.

O que é

Ângulos e cores fazem a diferença

A iluminação cênica difere da comum pela quantidade de pontos de luz e potência utilizada, pelo uso de lâmpadas coloridas e pelo posicionamento em ângulos não convencionais.

O diretor de iluminação pública da prefeitura de Curitiba, Ivan Martins, explica que, por ter o objetivo de chamar a atenção para alguns aspectos da construção, os projetos de luzes cênicas podem contar com recursos como a alternância de luzes e cores ? caso visto na Praça do Japão ?, até a diversificação de tipos de refletores e holofotes, como os utilizados no Paço Municipal.

?Dependendo da obra, podemos usar até 40 tipos de refletores, tudo de acordo com o traço que queremos destacar ou o efeito a ser transmitido?, diz Martins. De acordo com ele, apenas com o jogo de luzes pode ser transmitida a impressão de movimento e até a sensação de conforto, utilizando, por exemplo, as cores ?quentes?, que passam a ideia de calor, como o vermelho e o laranja.

A arquiteta e especialista em iluminação Letícia Hardt lembra que a forma como as luzes são posicionadas e projetadas também pode definir o local e o modo como as pessoas vão olhar para a construção. ?E isso muda a relação que as pessoas tem com o local?, diz ela.

Interatividade

Qual monumento ou construção de Curitiba mereceria receber uma iluminação cênica?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

VIDA E CIDADANIA - Iluminação pontos turísticos Curitiba

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]