Cinco formandos de Administração da Fesp acabam de transformar uma praça de eventos do Omar Shopping, em Curitiba, em espaço de leitura. O projeto é simples e custou R$ 2,5 mil: uma estante abriga cerca de 200 livros que podem ser retirados, sem controle de devolução. É o que explica a ex-atriz Maria Madalena Kriwouruska, 36 anos, uma das idealizadoras da "biblioteca anárquica", ao lado dos colegas Anne Clair Grein, Joyce Costamilan, Marcelo Magrim e Viviane Viana.
Vai dar certo?
Meu marido me desafiou: "Livros para serem levados embora? Sei não." Dá medo imaginar a estante vazia. Mas decidimos apostar. Haverá quem troque, quem devolva, quem passe para frente. Alguém vai parar, ler 15 minutos, e não querer largar mais.
E o livro que não voltar?
Vai cumprir sua missão em algum lugar. Para nós, é uma experiência de desapego. Demoramos para entender isso.
Tem bastante jovem no Omar...
Em volta funcionam quatro cursinhos e uma faculdade. Ao todo, passam por aqui entre 8 mil e 12 mil pessoas/dia. Da dó ver essa gurizada não lendo nada. Como o espaço tem poltronas, eles vão parar e sentar. Não duvido.
Madalena é leitora?
Quando menina, lia Coleção Vagalume. Depois larguei. Retomei a leitura só ao entrar na faculdade. Foi quando percebi a importância de saber um pouco de tudo.
* * * * * * * *
Serviço
Biblioteca Omar Shopping Rua Com. Araújo, 268, (41) 3016-3400.