Um lote da cachaça "Prata", do alambique Porto Morretes, de Morretes, já está no chamado porto seco de Curitiba, de onde será despachado para o porto de Santos e de lá para o Canadá. O interesse dos canadenses na cachaça produzida na cidadezinha do litoral paranaense deve-se ao fato de a bebida ser 100% orgânica e artesanal. A cachaça será vendida em 34 lojas de diversas cidades da província de Ontário, inclusive Toronto, que é a maior metrópole do país.
* * *
O preço da garrafa será de 30 dólares canadenses.
Banho geral
Uma operação-limpeza dos monumentos e praças públicas que simbolizam a criação do estado do Paraná foi a contribuição da prefeitura de Curitiba para a comemoração dos 155 anos de emancipação, que ocorrem nesta sexta-feira. As providências foram comunicadas pelo secretário municipal de Governo, Ruy Hara, à Comissão Organizadora dos eventos comemorativos e envolvem principalmente a Praça 19 de Dezembro, onde se localizam as estátuas do Homem e da Mulher nus, e a Praça Zacarias, que abriga o busto do primeiro presidente da então Província.
* * *
Para resgatar a estátua de Zacarias de Góes e Vasconcelos, a prefeitura usou um repelente contra os pombos que insistiam em fazer da cabeça do político do império um ponto de descanso e de outras necessidades.
Com direito à lei seca
A Renault realiza de hoje até sexta-feira uma blitz em alguns dos principais bares da cidade para promover seu último lançamento, o Sandero Stepway. Catorze estabelecimentos serão visitados pelos funcionários destacados pela montadora, que vão tirar as dúvidas do público in loco. O giro começa às 20 horas pelo bar Aos Democratas, no Batel.
Anel
A mais nova doutora em Letras do Brasil é a curitibana Simone Meirelles, que acaba de defender a tese "Romances com coração: Leitura e edição de romances sentimentais no Brasil" na UFPR. Os membros da banca sugeriram que a tese vire livro. Simone levou quase cinco anos pesquisando, o último deles dividido com os cuidados com os gêmeos Bernardo e Luíza, que fizeram um ano em outubro.
* * * * *
Zapeando
O casal de empresários Elsie e Gustavo Haas comanda, a partir das 18 horas, a festa de encerramento das comemorações pelos 10 anos do restaurante Peggy Sue Dinner.
O restaurante de cozinha japonesa Hai Gastronomia promove, a partir das 20 horas, o Festival do Pirarucu, na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 608, com degustação de vinhos especialmente selecionados.
O trombonista François de Lima, co-fundador da banda Mantiqueira, é o convidado do show de encerramento do Festival Jazz Brasil, hoje, no Bar Curityba, onde se apresenta acompanhado pela banda Sotak.
* * * * *
"Ao fazer do Barão do Serro Azul herói da pátria, resgatamos parte da História do Brasil e do Paraná."
Senador Osmar Dias (PDT-PR) sobre a sanção, pelo presidente Lula, de sua proposta para inscrever o nome de Ildefonso Correia Pereira, o Barão do Serro Azul, no "Livro dos Heróis da Pátria".