Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Madero: fumaça já incomodava vizinhos do shopping

Da janela do apartamento, o leitor registrou o momento em que a fumaça tomou conta do restaurante e atingiu parte do estacionamento | Franz Eduard Walzl Junior / Arquivo Pessoal
Da janela do apartamento, o leitor registrou o momento em que a fumaça tomou conta do restaurante e atingiu parte do estacionamento (Foto: Franz Eduard Walzl Junior / Arquivo Pessoal)
Em dias normais, a reclamação é em relação ao volume de fumaça que sai da chaminé menor e prejudica a saúde dos moradores do prédio ao lado |

1 de 1

Em dias normais, a reclamação é em relação ao volume de fumaça que sai da chaminé menor e prejudica a saúde dos moradores do prédio ao lado

Os moradores de um prédio vizinho ao Shopping Estação ficaram aliviados com o fechamento, mesmo que temporário, do restaurante Madero. A reclamação é que a fumaça que sai da chaminé do estabelecimento prejudica a saúde das pessoas que vivem no pequeno edifício localizado na Avenida Silva Jardim.

A auxiliar administrativa Luciana Walzl diz que mora há mais de 30 anos no local e nunca teve problema com a fumaça dos restaurantes do shopping antes da chegada do Madero, que fica no piso superior. "Há mais de dois anos estamos brigando contra essa chaminé virada para as nossas janelas. Eles tentaram arrumar, mas continua a mesma coisa", reclama. Ela ainda disse que a sua mãe, de 73 anos, faz inalação diariamente e sofre de falta de ar em razão da fumaça.

Luciana afirma que as roupas no varal ficam com cheiro de fumaça. "Por volta do meio-dia é o pior horário, mas não dá pra ficar com a casa fechada, então somos obrigados a suportar a fumaça", conta.

Segundo a auxiliar administrativa, há três chaminés no local, mas apenas a mais baixa é usada, direcionando toda a fumaça para o prédio. Ela garante que outros moradores também já se queixaram de problemas, mas não chegaram a fazer reclamações por escrito no shopping.

A assessoria do Madero afirmou que não tem informação de reclamação de moradores em relação à fumaça do restaurante. Mesmo assim, revelou que já houve conversas com a administração do shopping para que sejam feitas mudanças no sistema de exaustão, em função da quantidade de fumaça que eventualmente vaza para o estacionamento.

O restaurante garante que, tanto na unidade do Shopping Estação quanto nos demais estabelecimentos, são tomadas todas as precauções para que a fumaça não prejudique a população que mora nas proximidades.

Com relação ao incidente desta quarta-feira (4), os laudos técnicos ainda não foram finalizados para apontar o que provocou o acúmulo de fumaça no restaurante. De acordo com o Madero, a única certeza é que houve um problema no sistema de exaustão e que a fumaça ficou acumulada principalmente dentro de uma sala onde fica um reservatório que integra o sistema do exaustor. Quando essa sala foi aberta, a fumaça se espalhou por todo o ambiente e obrigou os bombeiros a quebrarem uma parte do teto para chegar até o reservatório.

Ainda não há um prazo para que o local volte a funcionar. Além de reparos no sistema de exaustão, o restaurante também vai aproveitar que está fechado para fazer uma reforma, como a troca de azulejos, antes de reabrir ao público.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.