A Polícia Civil de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, localizou a mãe do menino recém-nascido encontrado na manhã de terça-feira em uma plantação de milho em Luiziana, na mesma região. Fátima Aparecida Cardoso, de 25 anos, foi detida em casa, no Centro de Luiziana e autuada pela polícia. Ela alega não ter condições para cuidar da criança.

CARREGANDO :)

Segundo o superintendente Job de Freitas, Fátima é mãe solteira e tem uma filha de cinco anos. "Ela mora com os avós e sabia que eles não iam querer ela em casa. Ela ocultou toda a gravidez", explica Freitas, conforme depoimento da mulher. Fátima contou ao superintendente que começou a entrar em trabalho de parto na virada de segunda para terça. "Ela ficou até às 4h no quintal da casa e conseguiu arrebentar o cordão umbilical, depois foi até a plantação", relata Freitas.

A polícia chegou até Fátima pelo rastro de sangue deixado ao longo do caminho entre a plantação e a casa dela, na Rua Martins dos Santos. A mulher foi localizada na tarde de terça e encaminhada à Delegacia de Campo Mourão, onde aguarda decisão da Justiça. Segundo Freitas, a mulher não aparenta ter algum tipo de distúrbio. "A gente achou que ela tivesse algum problema psicológico, mas está normal". Fátima não chegou a mencionar o interesse em ter o filho de volta, conforme o superintendente.

Publicidade

Estado de saúde

O recém-nascido está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Campo Mourão desde a manhã de terça. De acordo com o presidente do hospital, Dilmar Daleffe, o bebê passa bem. "Ele deve ficar em observação por dez dias", explica. A criança foi encontrada com poucas roupas e com muitas picadas de insetos. Foi constatado quadro de hipotermia, em decorrência do frio, e hipoglecemia, por falta de amamentação. Após tratamento, o bebê deve ser encaminhado ao Conselho Tutelar.