Brasília A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) protocolou ontem, no Supremo Tribunal Federal, uma ação direta de inconstitucionalidade contra a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que manteve em R$ 22.111,25 o teto salarial do Judiciário Estadual. Na ação, a associação pede ao STF a equiparação do teto dos magistrados estaduais com os servidores da Justiça Federal (R$ 24.500).
O Conselho analisou no fim de janeiro as justificativas dos Tribunais de Justiça que ainda não regularizaram a situação de magistrados que têm vencimentos acima do teto salarial. Em novembro de 2006, o CNJ havia determinado a adequação dos tribunais e estabelecido um prazo até o dia 20 de janeiro para que informassem sobre as providências adotadas.
Em vários casos, os tribunais estaduais reviram os vencimentos de apenas parte dos casos considerados irregulares pelo CNJ. Na sessão plenária do último dia 31, o órgão vetou os salários acima do teto e abriu procedimentos administrativos para os tribunais de Justiça do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte.
No próximo dia 13, serão avaliados os casos de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia.
Caso os tribunais estaduais se recusem a adequar os vencimentos, o CNJ afirmou que pode levar a questão para a Procuradoria-geral da República. Os tribunais estaduais também levar o caso para o STF.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora