São Paulo A Polícia Civil anunciou ontem a prisão de Renato Dias, 42 anos, apontado como um dos maiores ladrões de gado do país. Dias liderava uma quadrilha que roubava gado e implementos agrícolas em todo estado de São Paulo. Dono de uma ficha criminal de 10 metros comprimento, ele foi preso segunda-feira quando tomava cerveja num bar de Coroados, a 510 quilômetros de São Paulo.
Segundo a polícia, nos últimos três meses, cerca de 20 fazendas foram assaltadas pelo bando, que costuma fazer reféns.
Num dos assaltos, foram roubados 70 cabeças de gado, três caminhões e tratores e a família de caseiros ficou refém dos assaltantes por mais de cinco horas.
Na delegacia, Dias, que tem parte de uma perna amputada, disse que se tivesse as duas pernas, teria escapado dos policiais. A Polícia Civil espera agora prender os outros integrantes da quadrilha.
Ficha corrida
Dias tem cinco condenações por furto e roubo de gado. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito também era identificado pelos apelidos Renatinho Preto, Primo e Negão. Outros cinco homens são investigados.
Renato Dias está na cadeia de Birigüi (518 km a noroeste de São Paulo). Nos próximos dias, Dias deverá ser submetido ao reconhecimento das vítimas.
Para a polícia, o fato de ele ter perdido uma das pernas em um acidente, anos atrás, deverá facilitar o processo. O serviço de inteligência da Polícia Civil investigou o homem por seis meses antes de chegar ao paradeiro dele.