O terceiro relatório de balneabilidade no Litoral, divulgado nesta quinta-feira (4) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), traz um retrato trágico: dos 53 pontos monitorados, 18 estão impróprios para banho e outros 15 são classificados como área permanente de risco.
Em relação à semana passada, o número de pontos contaminados aumentou em 11. Em apenas um local houve melhora. A Praia de Fora, na Ilha do Mel, voltou a aparecer como liberada para o banho de mar.
A situação piorou em 12 pontos. O IAP pede que os banhistas evitem as seguintes praias: Rua Nepturnas no Balneário Shangri-lá, Balneário Olho D'água e Balneário Ipanema (Pontal do Sul); Prainha, Rua Frederico Nascimento em Caieiras, Rua 29 Abril e Morro do Cristo em Guaratuba, Rua Pedro Álvares Cabral no Balneário Brejatuba, Balneário Eliane e Barra do Saí (Guaratuba); Balneário Gaivotas, Rua Tamborá no Balneário Riviera, Praia Central Matinhos, Sesc, Praia Mansa e Brava de Caiobá (Matinhos).
Para o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, o aumento nos pontos impróprios já era esperado, mas não na quantidade registrada. O aumento expressivo de pessoas em conseqüência das festas de fim de ano e a quantidade de chuvas dos últimos dias seriam, segundo o secretário, os principais motivos pela redução na área própria para banho.
Além dos pontos impróprios, o IAP considera como área de risco, e que devem ser evitadas pelos banhistas, outros 15 locais: no Rio Farol e Pontinha (Ilha do Mel), Rio Olho dÁgua (Pontal do Paraná), Rio Matinhos (Matinhos), Canal Caiobá e Canal Praia Mansa (Caiobá), Rio Brejatuba, Rio do Tenente, Canal Eliane/Nereidas e Canal Avenida Centenário (Guaratuba), Baía de Antonina e Rio do Nunes (Antonina), Porto de Cima, Largo Lamenha Linse e Rio Marumbi (Morretes).
Saiba mais do que acontece no litoral paranaense
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião