A forte chuva durante a tarde de ontem voltou a causar transtornos no trânsito de Curitiba. Novamente foram registrados pontos de alagamentos nas ruas da região central da cidade. A chuva começou por volta das 16 horas. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a quantidade de água que caiu em Curitiba até ontem já ultrapassou a média histórica para o mês de janeiro.
"A chuva está acima da média para o mês por causa do fenômeno El Niño", explica o meteorologista Tarcísio Valentim da Costa. As estações do Simepar já registraram 203,3 milímetros de água em razão das chuvas, sem contar o temporal da tarde de ontem. "A média histórica para o mês varia entre 130 e 210 milímetros. Isso já foi ultrapassado e ainda virá mais chuva para os próximos dias", diz o meteorologista.
Para entender a medição feita pelo Simepar, 1 milímetro de chuva é a altura da lâmina de água que aparece quando se joga 1 litro sobre uma área de 1 metro quadrado.
Trânsito
De acordo com a Defesa Civil Municipal, na Rua Alferes Poli a água subiu alguns centímetros e chegou a encobrir as calçadas. Por volta das 16 horas os motoristas também encontravam muita água na pista na Rua Visconde de Nácar, entre a Rua Augusto Stelfeld e a Avenida Vicente Machado.
O tráfego também ficou complicado em razão da chuva nas ruas Desembargador Westphalen, Brasílio Itiberê e Almirante Gonçalves. As três vias apresentaram pontos de alagamentos. Na Avenida Visconde de Guarapuava a situação se repetiu.
No bairro Pilarzinho, a chuva também fez a água subir na Rua João Pereira da Silva. Os bueiros não venceram a quantidade de água e as calçadas chegaram a ficar encobertas.
Buraco
As constantes chuvas durante a semana causaram uma pequena erosão no bairro Capão Raso. O trânsito é feito em meia pista na Avenida Winston Churchill, no cruzamento com a Rua Jaime Rodrigues da Rocha. O buraco foi sinalizado por agentes da Diretran.