• Carregando...
Granizo em Imbituva | Colaboração/Rogério Pampuch Surek
Granizo em Imbituva| Foto: Colaboração/Rogério Pampuch Surek

Mais de 24 horas após as tempestades com queda de granizo que atingiram o Paraná nesta terça-feira (12), 13 mil domicílios continuam sem luz no estado. De acordo com a Copel, o número representa 0,3% do total de consumidores. Os municípios mais afetados estão no Oeste do estado. Em Vera Cruz do Oeste, município próximo à Cascavel, 2,2 mil domicílios estão sem energia elétrica. Em Cascavel, o número é de 1,7 mil. Em São Pedro do Iguaçu, 460 casas estão sem luz.

Ainda de acordo com a Copel, o temporal desta terça-feira ocorreu em dois momentos diferentes - na região leste, o pico de desligamentos aconteceu por volta das 20h quando 45 mil domicílios ficaram sem luz. Até as 23h, a energia já tinha sido religada na maioria dos municípios. Mais um temporal, então, atingiu a região oeste, onde há pontos sem energia até a noite desta quarta-feira (13) devido à queda de uma torre de transmissão da linha que liga Cascavel a Toledo.

A Companhia informou que mais de 400 funcionários foram mobilizados para atender a população entre terça e quarta-feira e que equipes continuam trabalhando para restabelecer a energia nestes locais. A Copel não informou qual é a previsão para que a luz volte nestes locais.

4,5 mil casas foram danificadas

O último balanço da Defesa Civil do Paraná, atualizado às 17h desta quarta-feira, mostra que 17,9 mil pessoas foram afetadas pelas tempestades de granizo no estado e 4,5 mil casas foram danificadas pela queda de gelo e pelos fortes ventos. Ao todo, 29 municípios foram atingidos e registraram ocorrências.

A maior parte delas foi registrada em Salto do Lontra, no sudoeste, que teve 4.910 pessoas afetadas, 800 desalojadas e 10 feridas. Telêmaco Borba, na região central do estado, também foi bastante atingida pela chuva de granizo - 2.526 pessoas foram afetadas e 1.230 casas foram danificadas. Uma pessoa ficou ferida e 25 estão desalojadas.

Em Imbituva, cidade próxima à Ponta Grossa, 2.426 pessoas foram afetadas pela tempestade. De acordo com a Defesa Civil, 600 casas foram danificadas pela queda de granizo e 20 pessoas ficaram desalojadas. Em Cascavel, no Oeste do Paraná, 2 mil pessoas foram afetadas e 300 ficaram desalojadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]