Mutirão gerou movimentação acima da média nos locais do Hemobanco neste sábado (27). Evento sela "casamento" virtual entre as prefeituras de Curitiba e Rio de Janeiro.| Foto: César Machado/Agência de Notícias Gazeta do Povo
CARREGANDO :)

Engajamento foi maior nas redes sociais do que na prática

Apesar do grande engajamento obtido pela campanha "Casamento Vermelho" nas redes sociais, na prática o número de doadores de sangue não chegou nem a metade do número de compartilhamentos. O convite postado na página da Prefeitura de Curitiba, convidando especificamente para a doação de sangue conta com cerca de 5 mil compartilhamentos. Ele foi postado na terça-feira (23) no perfil da capital paranaense. Neste sábado (27), porém, cerca de 300 pessoas compareceram ao Hemobanco para fazer sua doação.

Intervenção artística realizada neste sábado na trincheira da Alameda Augusto Stellfeld, na esquina com a Rua Dr. Murici, em homenagem à união das prefeituras
Doação de sangue marcou a principal ação do casamento entre as prefeituras
Doação de sangue marcou a principal ação do casamento entre as prefeituras
Doação de sangue marcou a principal ação do casamento entre as prefeituras

Mais de 300 pessoas compareceram ao Hemobanco neste sábado (27) para fazer a doação de sangue em homenagem ao "Casamento Vermelho", entre as prefeituras de Curitiba e do Rio de Janeiro, uma brincadeira entre as duas instituições em redes sociais. De acordo com a enfermeira Sabrina Alves Ferreira, foram distribuídas 322 senhas ao longo do dia. "Em sábados comuns o máximo chega a 200 doações. A gente atingiu quase o dobro hoje (sábado)", afirma. O Hemobanco fechou às 16 horas, mas de acordo com Sabrina o movimento deve continuar até por volta das 18 horas, pois ainda tem muita gente esperando para doar.

Publicidade

Veja mais fotos das ações do Casamento Vermelho

A ação foi realizada após uma brincadeira despretensiosa surgir nos últimos dias nas redes sociais quando o perfil de Facebook da prefeitura do Rio pediu em "casamento" o de Curitiba. Rapidamente a coisa virou séria e incentivou as duas administrações e a população a realizarem ações sociais para comemorar o evento. "É um dia atípico. A nossa média é de 100 doadores por dia", comenta a enfermeira Márcia Biernaski Boaron. A iniciativa, denominada "Mostre que você tem amor nas veias", está sendo realizada também na capital fluminense.

"Apesar de ser um doador há muitos anos, fazia tempo que não vinha. Essa campanha da prefeitura foi um incentivo para eu voltar a doar", afirma o informático Altevir Cardoso. "É a primeira vez que vejo tanta gente aqui", complementa a advogada Alessandra Cervellini que é doadora há 20 anos e não sabia do mutirão.

O biomédico Wallyd Kalluf Koury, do Hemobanco de Curitiba, disse que o movimento de doadores aumentou por causa da campanha. "Hoje vieram várias pessoas que não doavam. Então esta campanha está trazendo os novos doadores, o que é nosso verdadeiro intuito. A gente precisa que esses voluntários se fidelizem", disse.

Para a diretora-geral do Hemorio, Simone Silveira, as redes sociais têm sido um canal importante para a veiculação da doação regular de sangue de uma forma espontânea. "Em janeiro deste ano, vimos o fenômeno dos rolezinhos do bem acontecendo em vários hemocentros e aumentando os estoques, que estavam muito baixos. Experiências criativas e inovadoras como esta só tendem a ampliar a percepção da população para a importância da doação de sangue", analisou.

Publicidade

Para celebrar o casamento, a Prefeitura de Curitiba elaborou também uma lista de presente (ela pode ser consultada no Facebook utilizando o #ListaDaNoiva). Empresas da capital paranaenses se mobilizaram para atender os pedidos e se comprometeram nos próximos dias a realizar diversas ações como limpar 20 paredes pichadas, levar 50 crianças ao cinema e plantar 321 árvores.

Grafite sela união

César Machado/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Uma intervenção artística está sendo realizada neste sábado na trincheira da Alameda Augusto Stellfeld, na esquina com a Rua Dr. Murici, em homenagem à união das prefeituras. O grafite, criado pelo artista AUMA, representa uma inédita paisagem carioca-curitibana: a silhueta do pão de açúcar será enriquecida com um dos símbolos da capital paranaense, as araucárias.

Publicidade

Casamento Vermelho