A Urbs, empresa municipal que gerencia o transporte coletivo de Curitiba, informou nesta sexta-feira (28) que 419 cartões-transporte foram apreendidos neste ano por estarem sendo usados irregularmente.

CARREGANDO :)

De acordo com o site da prefeitura de Curitiba, a maioria dos casos os cartões de idosos era "emprestados" para pessoas sem direito a isenção. Outro golpe é a falsa venda de cartões. Os golpistas fazem um cartão-transporte no próprio nome ou usam o cartão de parentes e amigos. Abastecem o cartão com grande quantidade de créditos e oferecem pela metade do preço para outros passageiros.

Na hora que o comprador verifica o saldo do cartão, os créditos estão lá, mas no dia seguinte o golpista cancela o cartão alegando furto ou extravio. Os créditos ficam bloqueados e voltam para o golpista, que faz uma segunda via do cartão.

Publicidade

Na terça-feira (25), três cobradores da empresa de ônibus Santo Antônio foram detidos pela Guarda Municipal na noite de terça-feira (25), ao serem flagrados aplicando um golpe com cartões-transporte estação-tubo Cefet, na avenida Marechal Floriano. Os cobradores liberavam a catraca com cartões de pessoas isentas e embolsavam o dinheiro da tarifa paga pelos passageiros.

A Urbs anunciou também o recadastramento de 35 mil passageiros com direito à isenção por doenças crônicas, por causa de fraudes no encaminhamento médico.