Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam 93 pássaros silvestres que estavam em criadouros ilegais nos municípios de Belém e Marabá. A apreensão ocorreu durante a Operação Sispass Legal.
De acordo com o coordenador da operação no estado, Nélio Saldanha, quatro criadores estavam irregulares. Eles foram multados em R$ 80 mil. "As infrações identificadas nesses locais foram manter pássaros em cativeiro sem licença ou uso indevido da licença. Isso porque alguns têm licença para ter determinado número de animais, mas aparecem com outros que não estavam listados", afirma.
A Divisão de Fauna e Pesca do Ibama no Pará ainda encontrou pássaros feridos entre as aves apreendidas nos criadouros, o que indica maus-tratos.
Segundo o chefe de fiscalização do Ibama no Pará, Alex Lacerda, alguns infratores usam anilhas falsas ou de outros animais nos pássaros. "Encontramos muitos animais com as pernas amputadas ou quebradas provavelmente porque eles não conseguiram colocar a falsa identificação", firma.
A Operação Sispass Legal será realizada por tempo indeterminado no Pará.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião