Mais de cinco mil pessoas participaram neste domingo da procissão em louvor à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, em Curitiba. A caminhada é o ápice da Festa da Padroeira, que desde quarta-feira levou perto de 50 mil visitantes ao Santuário do Perpétuo Socorro. Somente ontem, dia de encerramento da programação, foram realizadas cinco missas e uma novena. A caminhada pelas ruas do bairro ocorre todos os anos, desde 1960, e reúne fiéis e devotos de Curitiba e várias regiões do estado.
O dia oficial de celebração de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é 27 de junho. Como a data é uma terça-feira, para facilitar a participação de pessoas de outras cidades os Missionários Redentoristas anteciparam para ontem a comemoração. Amanhã, todas as missas, às 7, 12 e 19 horas, serão celebradas em louvor à Santa. Para o padre Dirson Gonçalves, "muito mais do que um ícone, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma referência de fé e devoção da Igreja Católica em todo o Brasil."
O tema deste ano, Do Alto da Glória Nossa Senhora Acolhe seus Filhos, foi desenvolvido a partir de uma programação especial, que reuniu pregadores de várias paróquias, entre as quais o reitor do Santuário Estadual do Rocio, em Paranaguá, padre Joaquim Parron. Ele falou Partilha.
Novenas
O Santuário é conhecido pelas tradicionais novenas de quarta-feira. Elas são realizadas em 15 horários, das 7 às 21 horas, ininterruptamente. Em um único dia, passam pelo local 30 mil pessoas. As celebrações estão completando 46 anos. Elas começaram em 1960, com a chegada dos Missionários Redentoristas ao Paraná, na Capela da Glória, na rua João Gualberto. Mais tarde, em 1969, com a construção do Santuário, elas foram transferidas para a Praça Portugal, no Alto da Glória.